Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51715
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Maria da Conceição Lira da | - |
dc.contributor.author | PAZ, Debora Djully Gomes da | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-31T23:50:11Z | - |
dc.date.available | 2023-07-31T23:50:11Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-03 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-17 | - |
dc.identifier.citation | PAZ, Debora Djully Gomes da. Livro didático na educação infantil: o que dizem as professoras que fazem uso do Porta Aberta (PNLD 2022). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51715 | - |
dc.description.abstract | Este artigo buscou compreender os impactos causados pela implementação do Programa Nacional do Livro e do Material didático 2022 nas práticas de professoras do último ano da Educação Infantil. Como procedimentos metodológicos analisamos o volume 2 do livro Porta Aberta, o mais escolhido no referido PNLD, e realizamos entrevistas com docentes para compreender os usos que elas fazem desse material em suas práticas de ensino da escrita. Os resultados apontaram a presença de atividades repetitivas e focadas no ensino das letras do alfabeto e de seus sons, no livro analisado, o que está em consonância com o que é prescrito na Política Nacional de Alfabetização (PNA). Quanto aos usos desse material, as professoras, embora reconheçam algumas limitações nas atividades nele presentes, utilizam o livro e orientam suas práticas também com foco no ensino de letras. | pt_BR |
dc.format.extent | 26p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Ensino da Escrita | pt_BR |
dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
dc.subject | PNLD | pt_BR |
dc.title | Livro didático na educação infantil : o que dizem as professoras que fazem uso do Porta Aberta (PNLD 2022) | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7309977687973804 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4038094681262568 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::NÃO SE APLICA | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Débora Djully Gomes da Paz.pdf | 1,48 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons