Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51715

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Maria da Conceição Lira da-
dc.contributor.authorPAZ, Debora Djully Gomes da-
dc.date.accessioned2023-07-31T23:50:11Z-
dc.date.available2023-07-31T23:50:11Z-
dc.date.issued2023-05-03-
dc.date.submitted2023-05-17-
dc.identifier.citationPAZ, Debora Djully Gomes da. Livro didático na educação infantil: o que dizem as professoras que fazem uso do Porta Aberta (PNLD 2022). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51715-
dc.description.abstractEste artigo buscou compreender os impactos causados pela implementação do Programa Nacional do Livro e do Material didático 2022 nas práticas de professoras do último ano da Educação Infantil. Como procedimentos metodológicos analisamos o volume 2 do livro Porta Aberta, o mais escolhido no referido PNLD, e realizamos entrevistas com docentes para compreender os usos que elas fazem desse material em suas práticas de ensino da escrita. Os resultados apontaram a presença de atividades repetitivas e focadas no ensino das letras do alfabeto e de seus sons, no livro analisado, o que está em consonância com o que é prescrito na Política Nacional de Alfabetização (PNA). Quanto aos usos desse material, as professoras, embora reconheçam algumas limitações nas atividades nele presentes, utilizam o livro e orientam suas práticas também com foco no ensino de letras.pt_BR
dc.format.extent26p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectEnsino da Escritapt_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.subjectPNLDpt_BR
dc.titleLivro didático na educação infantil : o que dizem as professoras que fazem uso do Porta Aberta (PNLD 2022)pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7309977687973804pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4038094681262568pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::NÃO SE APLICApt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Débora Djully Gomes da Paz.pdf1,48 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons