Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51715

Share on

Title: Livro didático na educação infantil : o que dizem as professoras que fazem uso do Porta Aberta (PNLD 2022)
Authors: PAZ, Debora Djully Gomes da
Keywords: Educação Infantil; Ensino da Escrita; Livro Didático; PNLD
Issue Date: 3-May-2023
Citation: PAZ, Debora Djully Gomes da. Livro didático na educação infantil: o que dizem as professoras que fazem uso do Porta Aberta (PNLD 2022). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Este artigo buscou compreender os impactos causados pela implementação do Programa Nacional do Livro e do Material didático 2022 nas práticas de professoras do último ano da Educação Infantil. Como procedimentos metodológicos analisamos o volume 2 do livro Porta Aberta, o mais escolhido no referido PNLD, e realizamos entrevistas com docentes para compreender os usos que elas fazem desse material em suas práticas de ensino da escrita. Os resultados apontaram a presença de atividades repetitivas e focadas no ensino das letras do alfabeto e de seus sons, no livro analisado, o que está em consonância com o que é prescrito na Política Nacional de Alfabetização (PNA). Quanto aos usos desse material, as professoras, embora reconheçam algumas limitações nas atividades nele presentes, utilizam o livro e orientam suas práticas também com foco no ensino de letras.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51715
Appears in Collections:TCC - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Débora Djully Gomes da Paz.pdf1,48 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons