Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51747

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTEIXEIRA, João Paulo Fernandes de Souza Allain-
dc.contributor.authorLINS, Bruno Jorge Rijo Lamenha-
dc.date.accessioned2023-08-02T21:30:15Z-
dc.date.available2023-08-02T21:30:15Z-
dc.date.issued2023-05-31-
dc.identifier.citationLINS, Bruno Jorge Rijo Lamenha. O Ministério Público de 1988: construção, trajetória e mudanças institucionais na fronteira entre o jurídico e o político. 2023. Tese (Doutorado em Direito) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51747-
dc.description.abstractEste trabalho procura estabelecer uma reflexão sobre a trajetória institucional do Ministério Público de 1988 (MP), orientada pela seguinte pergunta de pesquisa: quais os elementos, eventos e sequências temporais relevantes para explicar a configuração normativa, a visibilidade social e a ampla capacidade de intervenção nas questões de relevo público que hoje caracterizam o Ministério Público brasileiro? Ciente do fato da pluralidade institucional decorrente do modelo federativo brasileiro, propõe-se que há possibilidades e até vantagens analíticas em se promover a discussão aqui pretendida tomando o Ministério Público como uma organização nacional, na medida em que há um marco normativo e uma agenda corporativa compartilhados, além de evidências de um isomorfismo institucional entre os diferentes órgãos ministeriais existentes no País. Para fazer frente a esse empreendimento de pesquisa, nomeadamente em razão da abrangência da discussão a ser desenvolvida, utilizar-se-á o institucionalismo histórico (IH) como marco teórico principal. Essa escolha se justifica em razão da vocação dessa abordagem analítica para a reflexão sobre a capacidade de agência de atores estatais — com a mobilização do fenômeno do pluralismo estatal identificado por Arantes (2015) como uma característica típica do sistema de justiça brasileiro —, e para a construção de explicações causais sobre processos históricos-temporais com base em evidências qualitativas. Nessa perspectiva, a estratégia de pesquisa se propõe à investigação de três momentos-chave para a trajetória do Ministério Público tomado como organização nacional, com o fito de identificar suas implicações no desempenho institucional do órgão: i) o processo de construção institucional que tornou possível o desenho institucional legado pelo Constituinte de 1987/1988; ii) a principal mudança institucional formal no desenho constitucional do órgão, com a criação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), instância de controle externo da atividade ministerial, estabelecida pela EC 45/2004; iii) um processo de mudança institucional gradual amplamente proposto pela literatura especializada, no qual o MP brasileiro teria deixado de priorizar a defesa de direitos difusos, coletivos e institucionais homogêneos em benefício da atuação no âmbito da repressão penal anticorrupção. A metodologia adotada na tese é a de mapeamento de processos (process tracing), tendo como fonte principal um levantamento documental que contempla a consulta de debates legislativos e internos aos órgãos ministeriais, atos normativos relacionados à atuação do MP e do CNMP, além da memória advinda de registros de diferentes espécies e que tenham pertinência com o tema da pesquisa, tais como entrevistas, discursos de posse e documentos produzidos por associações de classe. Além disso, buscou-se empreender uma revisão da literatura específica sobre o MP de 1988, sem pretensão exaustiva e independentemente da adoção da análise institucional como lente de estudo, com o objetivo de estabelecer um certo estado da arte das pesquisas sobre a organização. A hipótese geral da tese é a de que a trajetória do Ministério Público de 1988 e as principais mudanças institucionais ocorridas após a Constituição Federal de 1988 permitem identificar a organização como uma espécie de caixa de ressonância de algumas das principais tensões e ambiguidades decorrentes da solução conciliatória que caracterizou a transição democrática e o processo constituinte de 1987-1988. Essa seria uma das razões principais para um certo mimetismo que tem caracterizado os discursos, a identidade e o desempenho institucional do MP brasileiro nas décadas posteriores à promulgação da Constituição de 1988.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBrasil. Ministério Público Federalpt_BR
dc.subjectBrasil [Constituição (1988)]pt_BR
dc.subjectBrasil. Política e Governo – 1964-1985pt_BR
dc.subjectDitadura – Brasilpt_BR
dc.titleO Ministério Público de 1988 : construção, trajetória e mudanças institucionais na fronteira entre o jurídico e o políticopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLIMA, Flávia Danielle Santiago-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7886115229038862pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3719496592232660pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Direitopt_BR
dc.description.abstractxThis paper seeks to establish a reflection on the institutional trajectory of the Public Prosecutor's Office of 1988, guided by the following research question: what are the elements, events and temporal sequences to explain the normative configuration, the social visibility and the broad capacity to intervene in matters of public relevance that characterize the Brazilian Public Pros- ecutor's Office today? Aware of the fact of institutional plurality resulting from the Brazilian federative model, we propose that there are possibilities and even analytical advantages in pro- moting the discussion intended here by taking the Public Prosecutor's Office as a national or- ganization, to the extent that there is a shared normative framework and corporate agenda, in addition to evidence of an institutional isomorphism among the different ministerial bodies ex- isting in the country. In order to face this research undertaking, namely due to the scope of the discussion to be developed, historical institutionalism (HI) will be used as the main theoretical framework. This choice is justified due to the vocation of this analytical approach for reflection on the agency capacity of state actors - with the mobilization of the phenomenon of state plu- ralism identified by Arantes (2015) as a typical characteristic of the Brazilian justice system -, and for the construction of causal explanations about historical-temporal processes based on qualitative evidence. In this perspective, the research strategy proposes to investigate three key moments in the trajectory of the Public Prosecutor's Office taken as a national organization, in order to identify their implications for the institutional performance of the body: I) the process of institutional construction that made possible the institutional design bequeathed by the Con- stituent Assembly of 1987/1988; II) the main formal institutional change in the constitutional design of the body, with the creation of the National Council of the Public Prosecutor's Office (NCPPO), an instance of external control of ministerial activity, established by EC 45/2004; III) a process of gradual institutional change widely proposed by specialized literature, in which the Brazilian Public Prosecutor's Office would have ceased to prioritize the defense of diffuse, collective and institutional homogeneous rights in favor of acting within the scope of anti-cor- ruption criminal repression. The methodology adopted in the thesis is process tracing, having as its main source a documentary survey that includes the consultation of legislative and internal debates of ministerial bodies, normative acts related to the performance of the PPO and the NCPPO, as well as the memory coming from different types of records that are relevant to the research theme, such as interviews, inaugural speeches and documents produced by class asso- ciations. In addition, it was sought to undertake a review of the specific literature on the PPO from 1988, without claiming exhaustiveness and regardless of the adoption of institutional analysis as a study lens, in order to establish a certain state of the art of research on the organi- zation. The general hypothesis of the thesis is that the trajectory of the Public Prosecutor's Of- fice of 1988 and the main institutional changes that occurred after the Federal Constitution of 1988 allow us to identify the organization as a kind of sounding board for some of the main tensions and ambiguities arising from the conciliatory solution that characterized the demo- cratic transition and the 1987-1988 constituent process. This would be one of the main reasons for a certain mimicry that has characterised the discourses, the identity and the institutional performance of the Brazilian Public Prosecutor's Office in the decades since the promulgation of the Constitution of 1988.pt_BR
dc.description.abstractxEste trabajo pretende establecer una reflexión sobre la trayectoria institucional del Ministerio Público de 1988 (MP), guiada por la siguiente pregunta de investigación: ¿cuáles son los ele- mentos, acontecimientos y secuencias temporales relevantes para explicar la configuración nor- mativa, la visibilidad social y la amplia capacidad de intervención en asuntos de relevancia pública que caracterizan hoy al Ministerio Público brasileño? Conscientes del hecho de la plu- ralidad institucional derivada del modelo federativo brasileño, proponemos que existen posibi- lidades e incluso ventajas analíticas en promover la discusión aquí pretendida tomando al Mi- nisterio Público como una organización nacional, en la medida en que existe un marco norma- tivo compartido y una agenda corporativa, además de evidencias de un isomorfismo institucio- nal entre los diferentes órganos ministeriales existentes en el país. Para hacer frente a esta em- presa de investigación, en particular debido al alcance de la discusión que se desarrollará, se utilizará el institucionalismo histórico (IH) como principal marco teórico. Esta elección se jus- tifica debido a la vocación de este enfoque analítico para la reflexión sobre la capacidad de agencia de los actores estatales - con la movilización del fenómeno del pluralismo estatal iden- tificado por Arantes (2015) como una característica típica del sistema de justicia brasileño -, y para la construcción de explicaciones causales sobre los procesos histórico-temporales a partir de evidencias cualitativas. En esta perspectiva, la estrategia de investigación propone investigar tres momentos clave en la trayectoria del Ministerio Público tomado como organización naci- onal, con el fin de identificar sus implicaciones para el desempeño institucional del órgano: I) el proceso de construcción institucional que posibilitó el diseño institucional legado por la Asamblea Constituyente de 1987/1988; II) el principal cambio institucional formal en el diseño constitucional del órgano, con la creación del Consejo Nacional del Ministerio Público (CNMP), instancia de control externo de la actividad ministerial, establecido por la EC 45/2004; III) un proceso de cambio institucional gradual ampliamente propuesto por la literatura especi- alizada, en el cual el Ministerio Público brasileño habría dejado de priorizar la defensa de de- rechos difusos, colectivos e institucionales homogéneos en favor de la actuación en el ámbito de la represión penal anticorrupción. La metodología adoptada en la tesis es el (process tracing), teniendo como fuente principal un relevamiento documental que incluye la consulta de debates legislativos e internos de órganos ministeriales, actos normativos relacionados con la actuación del MP y de la CNMP, así como la memoria proveniente de registros de diversa naturaleza que tengan relevancia para el tema de investigación, tales como entrevistas, discursos inaugurales y documentos producidos por asociaciones de clase. Además, buscamos realizar una revisión de la literatura específica sobre el Ministerio Público de 1988, sin pretensión de exhaustividad e independientemente de la adopción del análisis institucional como lente de estudio, con el objetivo de establecer un cierto estado del arte de la investigación sobre la organización. La hipótesis general de la tesis es que la trayectoria del Ministerio Público de 1988 y los principales cambios institucionales ocurridos después de la Constitución Federal de 1988 permiten identi- ficar a la organización como una especie de caja de resonancia de algunas de las principales tensiones y ambigüedades surgidas de la solución conciliadora que caracterizó la transición democrática y el proceso constituyente de 1987-1988. Esta sería una de las principales razones de un cierto mimetismo que ha caracterizado los discursos, la identidad y la actuación institu- cional del Ministerio Público brasileño en las décadas transcurridas desde la promulgación de la Constitución de 1988.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/7100425020183379pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Bruno Jorge Rijo Lamenha Lins.pdf6,99 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons