Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51752

Compartilhe esta página

Título: O olhar da Arqueologia da paisagem sobre o Forte de São Francisco, Recife, PE, Brasil : do século XVII ao XX
Autor(es): SILVA, Natalia Julia Felipe da
Palavras-chave: Arqueologia; Arqueologia e História - Pernambuco; Arqueologia da paisagem; Fortificações - Pernambuco; Forte de São Francisco (Recife, PE)
Data do documento: 29-Ago-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Natalia Julia Felipe da. O olhar da Arqueologia da paisagem sobre o Forte de São Francisco, Recife, PE, Brasil: do século XVII ao XX. 2022. Dissertação (Mestrado em Arqueologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: A presente dissertação busca contribuir com os estudos das fortificações brasileiras, a partir do viés arqueológico, propondo a estudar os acontecimentos que resultaram na construção e modificação do formato do Forte de São Francisco, localizado na cidade do Recife, PE. Recebeu esse nome quando foi construído pelos portugueses entre os anos de 1606 e 1614. Localizado sobre os arrecifes de arenito, o forte fazia parte da paisagem avistada quando se chegava por mar para o Porto do Recife. Ele é apresentado de diversas formas em diferentes momentos da história pernambucana, fazendo aparições no Brasão do Estado de Pernambuco, no primeiro mapa e na primeira fotografia registrada no estado. Essas representações diferem bastante quando se analisa o aspecto físico do forte, pois o mesmo já foi retratado com diversos formatos. Sendo assim, a pesquisa teve como objetivo analisar os processos construtivos e remodelação que aconteceram no Forte de São Francisco, associando essa formatação à funcionalidade e a utilização na paisagem. Empregando a metodologia que incluiu levantamento imagético e bibliográfico, assim como a pesquisa de campo com realização da planimetria associado à análise dos fatores geoambientais da área e que compõem a paisagem, foi possível explicar os aspectos relacionados às fases construtivas que fizeram parte desse marco pernambucano. Sendo possível constatar a base de forma hexagonal do Forte, assim como identificar as diversas funções que o mesmo desempenhou ao longo dos anos, que inclui a própria função defensiva, prisão, farol de sinalização e posto aduaneiro.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51752
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Arqueologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Natalia Julia Felipe da Silva.pdf7,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons