Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51836

Compartilhe esta página

Título: A formação em Psicologia no contexto de expansão e interiorização das universidades públicas brasileiras : a experiência de Palmeira dos Índios/Alagoas
Autor(es): BEZERRA, Cássia de Castro
Palavras-chave: Psicologia; Psicólogos - Formação; Interiorização; Ensino superior; Palmeira dos Índios (AL)
Data do documento: 4-Nov-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: BEZERRA, Cássia de Castro. A formação em Psicologia no contexto de expansão e interiorização das universidades públicas brasileiras: a experiência de Palmeira dos Índios/Alagoas. 2022. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: O presente estudo visa compreender os significados produzidos por docentes e discentes sobre a formação em Psicologia no contexto de interiorização das Universidades Públicas, tomando como referência o curso de Psicologia na cidade de Palmeira dos Índios, em Alagoas. Nesse sentido, toma-se como cenário de investigação a expansão das universidades públicas para as cidades de pequeno porte na região nordeste, considerando que esse deslocamento produz mu- danças diversas na profissão, uma vez que esse contexto de formação difere do contexto em que os saberes e práticas da Psicologia foram tradicionalmente engendrados. O estudo foi ori- entado pelo referencial teórico da Psicologia Histórico-Cultural no contexto da pesquisa quali- tativa. Assim, utilizou-se dois instrumentos metodológicos: a Análise Documental e a Roda de Conversa. O documento escolhido foi o Projeto Pedagógico do Curso, considerando ser um documento fundamental para compreender o contexto e as condições de operacionalização da formação graduada proposta pelo curso investigado. O segundo momento foi marcado pela re- alização de duas Rodas de Conversa com os docentes e discentes, com a finalidade de aprofun- dar os sentidos e significados desta formação interiorizada. Os resultados foram analisados de modo complementar e integrado, e indicaram que os projetos pedagógicos desenvolvidos no curso ainda reproduzem concepções disciplinares e conservadoras sustentadas pelo modelo educacional orientado pelo Currículo Mínimo, de modo que há a necessidade da realização de revisão dos conhecimentos e práticas psicológicas que considerem a conjuntura territorial, so- cial, histórica e econômica do curso. Nesta perspectiva, os significados e sentidos atribuídos a formação em Psicologia no interior alagoano foram diversos, sendo identificadas questões li- gadas à oportunidade de estudo, trabalho, à democratização do acesso ao ensino superior, à lutas, resistências, e paradoxos viabilizados pela interface com os contornos da educação pú- blica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51836
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Cassia de Castro Bezerra .pdf1,88 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons