Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51859
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | COSTA, Emília Chagas | - |
dc.contributor.author | SILVA, Joanna Beatriz de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-11T12:35:55Z | - |
dc.date.available | 2023-08-11T12:35:55Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-23 | - |
dc.date.submitted | 2023-08-11 | - |
dc.identifier.citation | . | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51859 | - |
dc.description.abstract | A inserção e atuação do profissional de educação física (PEF) na Atenção Primária à Saúde (APS) é de suma importância tendo em vista que estes são os mais indicados para a formulação, execução e orientação da prática de atividade e exercício físico promovendo, prevenindo e reabilitando a saúde da população. No Sistema Único de Saúde (SUS), especificamente na APS, esses profissionais integram a equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) atuando no território juntamente com a equipe Saúde da Família (eSF). Apesar da importância da atuação dos PEF na APS, a formação dessa categoria ainda apresenta algumas fragilidades referente a atuação no SUS, ao trabalho multiprofissional e a programação e políticas públicas de saúde. Dentre as estratégias do SUS para ordenar seus recursos humanos a principal é a educação permanente em saúde (EPS), institucionalizada como política pública (Política Nacional de Educação Permanente em Saúde –PNEPS). Assim o presente estudo se justifica pela necessidade de revisar na bibliografia acadêmica estudos que abordem e avaliem a EPS para os PEF no âmbito da APS apresentando as temáticas, metodologias, resultados e lacunas nesse processo. Realizou-se uma revisão integrativa nas bases de dados LILACS e MEDLINE via BVS utilizando os descritores Atenção Primária à Saúde, Pessoal de saúde, Educação Continuada e seus termos alternativos. Foram identificados seis artigos científicos que contemplaram os critérios de inclusão. Os resultados, de forma geral, demonstraram uma incipiência do PEF como públicoalvo dos processos de EPS e prevalência de metodologia baseadas na educação continuada (EC). Diante disso, fica explícito a necessidade de formular, executar e divulgar os processos de EPS para os PEF, tendo em vista a importância da qualificação e atualização desses profissionais, a distinção dos processos de EPS com os da EC, evitando a confusão metodológica e o descompasso com as ações priorizadas pelo SUS, e a importância de novas publicações acadêmicas sobre a temática. | pt_BR |
dc.format.extent | 52 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject | Atenção primária à saúde | pt_BR |
dc.subject | Saúde pública | pt_BR |
dc.title | Educação permanente na atenção primária à saúde do Brasil: uma revisão integrativa / | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771540J9 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The insertion and performance of physical education professionals (PEF) in Primary Health Care (PHC) is of paramount importance considering that these are the most indicated for the formulation, execution and orientation of the practice of activity and physical exercise promoting, preventing and rehabilitating the health of the population. In the Unified Health System (SUS), specifically in PHC, these professionals are part of the team of the Expanded Center for Family Health and Primary Care (NASF-AB) working in the territory together with the Family Health team (eSF). Despite the importance of PEF performance in PHC, the formation of this category still presents some weaknesses regarding the performance in the SUS, multiprofessional work and public health policy programming and policies. Among the Strategies of the SUS to order its human resources, the main one is continuing health education (PHE), institutionalized as public policy (National Policy of Permanent Education in Health (PNEPS). Thus, the present study is justified by the need to review in the academic bibliography studies that address and evaluate the EPS for PEF in the PHC scope by presenting the themes, methodologies, results and gaps in this process. An integrative review was carried out in LILACS and MEDLINE databases via BVS using the descriptors Primary Health Care, Health Personnel, Continuing Education and their alternative terms. Six scientific articles were identified that met the inclusion criteria. The results, in general, demonstrated an incipience of the PEF as the target audience of the processes and prevalence of methodology based on continuing education (EC). Therefore, it is clear the need to formulate, execute and disseminate the EPS processes for the PEF, in view of the importance of the qualification and updating of these professionals, the distinction of EPS processes with those of the EC, avoiding methodological confusion and the misstep with the actions prioritized by the SUS, and the importance of new academic publications on the theme. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Silva, Joanna Beatriz de Oliveira.pdf | 801,31 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons