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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51883
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CRUZ, Fatima Maria Leite | - |
dc.contributor.author | CARVALHO, Lygia Maria Valença de | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-15T23:15:21Z | - |
dc.date.available | 2023-08-15T23:15:21Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-08 | - |
dc.date.submitted | 2023-07-19 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Lygia Maria Valença de. AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA RETENÇÃO ACADÊMICA E SUAS RELAÇÕES COM OS PROCESSOS AVALIATIVOS POR ESTUDANTES DE CURSOS DE ENGENHARIA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51883 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa teve como objetivo compreender as representações sociais da retenção acadêmica por universitários dos cursos de Engenharia de uma Universidade Pública. A literatura aponta que a retenção acadêmica não pode ser entendida apenas por informações estatísticas, mas, buscando a compreensão de aspectos subjetivos e psicossociais que atravessam esse fenômeno educacional. O embasamento teórico para o estudo foi ancorado em autores da Teoria das Representações Sociais e da área de avaliação. Adotamos uma abordagem qualitativa que analisa o senso comum construído em torno desse objeto social e suas relações com os processos avaliativos. Na metodologia realizamos o método interrogativo, questionário, e o associativo, Teste de Associação Livre de Palavras realizado na modalidade online com 43 participantes de cursos de engenharia. A análise de conteúdo de Bardin levou à possibilidade de encontrar representações da retenção com sentidos compartilhados de melancolia e naturalização, processos avaliativos tradicionais e classificadores; e a interação docente-discente, majoritariamente, em uma concepção bancária da educação. | pt_BR |
dc.format.extent | 25 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Representações Sociais | pt_BR |
dc.subject | Retenção acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.title | As representações sociais da retenção acadêmica e suas relações com os processos avaliativos por estudantes de cursos de engenharia. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | INTERAMINENSE, Patricia Guimarães | - |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/7783009753385650 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0484091401612310 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Psicologia, Inclusão e Educação - DPSIE- CE. | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/9694252110183562 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0006-4581-7120 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC_Lygia Maria Valença de Carvalho_2023.pdf | 662,63 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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