Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51883

Comparte esta pagina

Título : As representações sociais da retenção acadêmica e suas relações com os processos avaliativos por estudantes de cursos de engenharia.
Autor : CARVALHO, Lygia Maria Valença de
Palabras clave : Representações Sociais; Retenção acadêmica; Avaliação
Fecha de publicación : 8-may-2023
Citación : CARVALHO, Lygia Maria Valença de. AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA RETENÇÃO ACADÊMICA E SUAS RELAÇÕES COM OS PROCESSOS AVALIATIVOS POR ESTUDANTES DE CURSOS DE ENGENHARIA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : A presente pesquisa teve como objetivo compreender as representações sociais da retenção acadêmica por universitários dos cursos de Engenharia de uma Universidade Pública. A literatura aponta que a retenção acadêmica não pode ser entendida apenas por informações estatísticas, mas, buscando a compreensão de aspectos subjetivos e psicossociais que atravessam esse fenômeno educacional. O embasamento teórico para o estudo foi ancorado em autores da Teoria das Representações Sociais e da área de avaliação. Adotamos uma abordagem qualitativa que analisa o senso comum construído em torno desse objeto social e suas relações com os processos avaliativos. Na metodologia realizamos o método interrogativo, questionário, e o associativo, Teste de Associação Livre de Palavras realizado na modalidade online com 43 participantes de cursos de engenharia. A análise de conteúdo de Bardin levou à possibilidade de encontrar representações da retenção com sentidos compartilhados de melancolia e naturalização, processos avaliativos tradicionais e classificadores; e a interação docente-discente, majoritariamente, em uma concepção bancária da educação.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51883
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_Lygia Maria Valença de Carvalho_2023.pdf662,63 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons