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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51913

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMedonça, Valeria Nepomuceno Teles de-
dc.contributor.authorSILVA, Déborah Bezerra Galvão da-
dc.contributor.authorANDRADE, Thamires Priscila Silva de-
dc.date.accessioned2023-08-16T15:57:43Z-
dc.date.available2023-08-16T15:57:43Z-
dc.date.issued2023-05-08-
dc.date.submitted2023-06-22-
dc.identifier.citationSILVA, Déborah Bezerra Galvão da. ANDRADE, Thamires Priscila Silva de. TRABALHO INFANTIL E O AUMENTO DA EVASÃO ESCOLAR NO BRASIL NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19. 2023. 91 p. Trabalho de conclusão de curso — Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51913-
dc.description10pt_BR
dc.description.abstractO trabalho infantil e a evasão escolar são problemáticas enraizadas na sociedade e se expressam de forma agravante para o desenvolvimento infanto-juvenil afetando ainda mais as crianças e adolescentes que se encontravam em fragilidade econômica e social, especialmente durante o período pandêmico. Á vista disso, o presente trabalho tem como objetivo analisar os impactos da pandemia da Covid-19 para o aumento das situações de trabalho infantil e evasão escolar no Brasil. Por objetivos específicos, definimos discutir os conceitos do trabalho infantil mais adotados no Brasil, apresentar as diferentes expressões do trabalho infantil no Brasil e seus determinantes socioeconômicos e identificar o contexto da pandemia de Covid-19 no Brasil e seus rebatimentos na exploração do trabalho infantil e evasão escolar. Para o alcance dos objetivos do estudo adotamos como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Durante a pesquisa bibliográfica qualitativa foi feita a revisão sistemática das fontes secundárias a fim de desenvolver novos conhecimentos e reflexões acerca da problemática. Nesse caso, utilizamos livros, artigos científicos, teses e dissertações do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFPE. O estudo discorre sobre a trajetória histórica do trabalho infantil abordando as principais diferenças entre os conceitos de trabalho infantil, trabalho precoce e trabalho infanto-juvenil. Para além disso, discutimos as expressões do trabalho infantil no Brasil bem como seus determinantes sociais e econômicos. Apresentamos os impactos da pandemia de Covid-19 em nível mundial e principalmente no Brasil, e as consequências para crianças e adolescentes, em particular para a vulnerabilidade para o trabalho infantil e evasão escolar. Finalmente consideramos que a pobreza representa o principal determinante para a exploração do trabalho infantil e da evasão escolar e está diretamente atrelada a outros recortes como a perspectiva de raça e gênero.pt_BR
dc.format.extent91p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectdeterminantes socioeconômicopt_BR
dc.subjectexploração do trabalho infantilpt_BR
dc.subjectevasão escolarpt_BR
dc.subjectpandemiapt_BR
dc.titleTrabalho infantil e o aumento da evasão escolar no Brasil no contexto da pandemia de Covid-19pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1492302705921661pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4260724882492996pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7770001696976724pt_BR
dc.description.abstractxChild labor and school dropout are problems rooted in society and are expressed in an aggravating way for child and adolescent development, further affecting children and adolescents who were in economic and social fragility, especially during the pandemic period. In view of this, the present work aims to analyze the impacts of the Covid-19 pandemic for the increase in situations of child labor and school dropout in Brazil. For specific objectives, we define to discuss the concepts of child labor most adopted in Brazil, present the different expressions of child labor in Brazil and its socioeconomic determinants and identify the context of the Covid-19 pandemic in Brazil and its repercussions in the exploitation of child labor and school dropout. To achieve the objectives of the study, we adopted as a methodological procedure the bibliographic research with a qualitative approach. During the qualitative bibliographic research, a systematic review of secondary sources was carried out in order to develop new knowledge and reflections on the problem. In this case, we used books, scientific articles, theses and dissertations from the Graduate Program in Social Work of UFPE. The study discusses the historical trajectory of child labor, addressing the main differences between the concepts of child labor, early labor and child labor. In addition, we discuss the expressions of child labor in Brazil as well as its social and economic determinants. We present the impacts of the Covid-19 pandemic globally and especially in Brazil, and the consequences for children and adolescents, in particular for vulnerability to child labor and school dropout. Finally, we consider that poverty represents the main determinant for the exploitation of child labor and school dropout and is directly linked to other cuts, such as the perspective of race and gender.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Serviço Socialpt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DSS) - Departamento de Serviço Socialpt_BR
dc.degree.graduation::CCSA-Curso de Serviço Socialpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Serviço Social

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