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Título : Trabalho infantil e o aumento da evasão escolar no Brasil no contexto da pandemia de Covid-19
Autor : SILVA, Déborah Bezerra Galvão da
ANDRADE, Thamires Priscila Silva de
Palabras clave : determinantes socioeconômico; exploração do trabalho infantil; evasão escolar; pandemia
Fecha de publicación : 8-may-2023
Citación : SILVA, Déborah Bezerra Galvão da. ANDRADE, Thamires Priscila Silva de. TRABALHO INFANTIL E O AUMENTO DA EVASÃO ESCOLAR NO BRASIL NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19. 2023. 91 p. Trabalho de conclusão de curso — Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : O trabalho infantil e a evasão escolar são problemáticas enraizadas na sociedade e se expressam de forma agravante para o desenvolvimento infanto-juvenil afetando ainda mais as crianças e adolescentes que se encontravam em fragilidade econômica e social, especialmente durante o período pandêmico. Á vista disso, o presente trabalho tem como objetivo analisar os impactos da pandemia da Covid-19 para o aumento das situações de trabalho infantil e evasão escolar no Brasil. Por objetivos específicos, definimos discutir os conceitos do trabalho infantil mais adotados no Brasil, apresentar as diferentes expressões do trabalho infantil no Brasil e seus determinantes socioeconômicos e identificar o contexto da pandemia de Covid-19 no Brasil e seus rebatimentos na exploração do trabalho infantil e evasão escolar. Para o alcance dos objetivos do estudo adotamos como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Durante a pesquisa bibliográfica qualitativa foi feita a revisão sistemática das fontes secundárias a fim de desenvolver novos conhecimentos e reflexões acerca da problemática. Nesse caso, utilizamos livros, artigos científicos, teses e dissertações do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFPE. O estudo discorre sobre a trajetória histórica do trabalho infantil abordando as principais diferenças entre os conceitos de trabalho infantil, trabalho precoce e trabalho infanto-juvenil. Para além disso, discutimos as expressões do trabalho infantil no Brasil bem como seus determinantes sociais e econômicos. Apresentamos os impactos da pandemia de Covid-19 em nível mundial e principalmente no Brasil, e as consequências para crianças e adolescentes, em particular para a vulnerabilidade para o trabalho infantil e evasão escolar. Finalmente consideramos que a pobreza representa o principal determinante para a exploração do trabalho infantil e da evasão escolar e está diretamente atrelada a outros recortes como a perspectiva de raça e gênero.
Descripción : 10
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51913
Aparece en las colecciones: (TCC) - Serviço Social

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