Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51927

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLEÃO, M. S. M. S.-
dc.contributor.authorSILVA, Letícia Patrícia da-
dc.date.accessioned2023-08-16T22:25:50Z-
dc.date.available2023-08-16T22:25:50Z-
dc.date.issued2023-05-03-
dc.date.submitted2023-05-10-
dc.identifier.citationSILVA, Letícia Patrícia da. Relações de poder entre estudantes e professores do curso de pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51927-
dc.description.abstractEsta pesquisa surge com o objetivo de investigar a qualidade das relações entre professores e estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco. Investigamos como as relações entre estudantes e professores são percebidas pelos estudantes e discutimos fragilidades e estratégias presentes nas referidas relações. Tais questões se inserem no âmbito das relações de poder como anunciadas no pensamento de Foucault. É nessa perspectiva que situamos a discussão sobre as relações de poder que perpassam todo corpo social, estando presente nos relacionamentos interpessoais, inclusive entre professores e estudantes, diante da análise realizada, evidenciamos a existência de relações hierárquicas e assimétricas apesar de haver o princípio de educação democrática na instituição.pt_BR
dc.format.extent25 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPoderpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectRelação entre professores e estudantespt_BR
dc.titleRelações de poder entre estudantes e professores do curso de pedagogia da Universidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2562864342968393pt_BR
dc.description.abstractxThis research arises with the objective of investigating the quality of the relations between teachers and students of the Pedagogy course of the Federal University of Pernambuco. We investigate how the relationships between students and teachers are perceived by students and discuss weaknesses and strategies present in these relationships. Such questions fall within the scope of power relations as announced in Foucault's thought. It is in this perspective that we situate the discussion about the power relations that permeate every social body, being present in interpersonal relationships, including between teachers and students, before the analysis carried out, we evidence the existence of hierarchical and asymmetric relations despite the principle of democratic education in the institution.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DPGE) - Departamento de Política e Gestão da Educaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_LETICIA_PATRICIA_DA_SILVA.pdf277,59 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons