Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51927
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LEÃO, M. S. M. S. | - |
dc.contributor.author | SILVA, Letícia Patrícia da | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-16T22:25:50Z | - |
dc.date.available | 2023-08-16T22:25:50Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-03 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-10 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Letícia Patrícia da. Relações de poder entre estudantes e professores do curso de pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51927 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa surge com o objetivo de investigar a qualidade das relações entre professores e estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco. Investigamos como as relações entre estudantes e professores são percebidas pelos estudantes e discutimos fragilidades e estratégias presentes nas referidas relações. Tais questões se inserem no âmbito das relações de poder como anunciadas no pensamento de Foucault. É nessa perspectiva que situamos a discussão sobre as relações de poder que perpassam todo corpo social, estando presente nos relacionamentos interpessoais, inclusive entre professores e estudantes, diante da análise realizada, evidenciamos a existência de relações hierárquicas e assimétricas apesar de haver o princípio de educação democrática na instituição. | pt_BR |
dc.format.extent | 25 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Poder | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Relação entre professores e estudantes | pt_BR |
dc.title | Relações de poder entre estudantes e professores do curso de pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2562864342968393 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research arises with the objective of investigating the quality of the relations between teachers and students of the Pedagogy course of the Federal University of Pernambuco. We investigate how the relationships between students and teachers are perceived by students and discuss weaknesses and strategies present in these relationships. Such questions fall within the scope of power relations as announced in Foucault's thought. It is in this perspective that we situate the discussion about the power relations that permeate every social body, being present in interpersonal relationships, including between teachers and students, before the analysis carried out, we evidence the existence of hierarchical and asymmetric relations despite the principle of democratic education in the institution. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DPGE) - Departamento de Política e Gestão da Educação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_LETICIA_PATRICIA_DA_SILVA.pdf | 277,59 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons