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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52001
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | SOARES, Thiago | - |
dc.contributor.author | FARIAS, Michele Wadja da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-21T19:10:15Z | - |
dc.date.available | 2023-08-21T19:10:15Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-20 | - |
dc.identifier.citation | FARIAS, Michele Wadja da Silva. Nas ondas curtas do cosmopolitismo : Programa Casé e as origens do rádio comercial brasileiro. 2022. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52001 | - |
dc.description.abstract | A tese investiga de que forma o Programa Casé (1932-1951) tornou-se símbolo de uma programação radiofônica moderna e inovadora, nas décadas de 1930 e 1940. Nosso corpus foi composto por referências bibliográficas, audiovisuais, entrevistas com artistas e cantores da época, além do acervo digital da Biblioteca Nacional, das Revistas Fon-Fon, O Malho e dos jornais O Paiz e Correio da Manhã. A partir da interdisciplinaridade com a História, utilizamos o método qualititativo do estudo de caso, que dialoga com o procedimento metodológico da micro-história. A análise do nosso corpus foi constituída pelo procedimento teórico- metodológico do “paradigma indiciário”, do historiador italiano, Carlo Ginzburg. Nesta perspectiva, analisamos a metodização e a estruturação de práticas voltadas para a profissionalização dos artistas da época, implementadas pelo programa, a exemplo do pagamento de cachês e do contrato de exclusividade para todos eles. A pesquisa analisa, ainda, o destaque concedido pelo programa à produção musical nacional, até então, marginalizada por ter sido, predominantemente, produzida por negros e migrantes, no início do século XX. Além disso, abordadamos de que forma o programa foi pioneiro na implementação de técnicas radiofônicas, inspiradas em emissoras do exterior, tais como a sonoplastia, os primeiros comerciais, o radioteatro e a introdução da música de fundo. A partir da experiência de escuta da programação estrangeira, em ondas curtas, vivenciada pelo criador do programa brasileiro, Ademar Casé, investigamos o referido Programa como um cenário que aponta para uma abertura cosmopolita, inserida em uma experiência global de radiofonia, com ênfase nos atrativos radiofônicos criados nos Estados Unidos. Neste contexto, a tese, de forma inédita, revela a relação cosmopolita, de semelhanças e diferenças, entre o Programa Casé e o programa The All-Negro Hour (1929-1935), de Chicago. Ambos foram pioneiros na propositura de uma programação popular voltada para a inovação e veiculação de gêneros musicais considerados “inadequados” por parte da sociedade, tais como: o jazz e o Blues, nos Estados Unidos; o samba e as emboladas, no Brasil. Entre os resultados desta análise, destacamos que as práticas e experiências vivenciadas no Programa Casé foram atravessadas por noções de cosmopolitismo no cotidiano. Essa investigação abrangre ainda a identificação de padrões de comportamentos que trazem evidências de uma nascente cultura de fãs, também permeada pela influência estadunidense, na origem do rádio brasileiro e, especialmente, no Programa Casé. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Programa Casé | pt_BR |
dc.subject | Rádio | pt_BR |
dc.subject | Cosmopolitismo | pt_BR |
dc.subject | Cultura de fãs | pt_BR |
dc.title | Nas ondas curtas do cosmopolitismo : Programa Casé e as origens do rádio comercial brasileiro | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9004532321237180 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8404228786481624 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Comunicacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | This thesis investigated how the Programa Casé (1932-1951) became a symbol of modern and innovative radio programming in the 1930s and 1940s. Our corpus was composed of bibliographic and audiovisual references and interviews with artists and singers from this time. In addition to the digital collection of the National Library, specifically the Magazines Fon- Fon, and O Malho, besides the newspapers O Paiz and Correio da Manhã. From the interdisciplinarity with History, we use the qualitative method of the case study, which dialogues with the methodological procedure of micro-history. The analysis of our corpus was composed of the methodological approach of the “evidential paradigm” of the Italian historian Carlo Ginzburg. We also have analyzed the practices of the professionalization of the radio artists which have started by the program, such as the cash payment for all the artists and the exclusivity contract. The research also analyzes the prominence given by the radio program to national musical production, hitherto marginalized, because it predominantly was produced by blacks and migrants in the early 20th century. Besides that, we describe how the Brazilian radio program was influenced by the broadcasting techniques from abroad, such as the commercials, the radio theater, and the introduction of background music. Using the report about shortwave radio listening by Ademar Casé, the Brazilian program creator, we investigated the Casé Program as a scenario based on the cosmopolitan openness of a global experiences radio program. The investigation discovered the same practices of cosmopolitanism in everyday life between the radio attractions created in the United States and the Brazilian radio. This thesis proposes in an unprecedented manner the elaboration on a cosmopolitan relationship, with similarities and differences, between the Casé Program and the Chicago program The All- Negro Hour (1929-1935). Both radio programs were pioneers in proposing popular, commercial programming on the radio focused on innovation and broadcasting of musical genres considered “inadequate” by some listeners, such as jazz and blues in the United States; samba and emboladas in Brazil. This investigation also covers the behavior patterns that bring us evidence of nascent fan culture, also permeated by the American influence, in the origin of Brazilian radio and especially in Programa Casé. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Comunicação |
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