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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52009

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFALCÃO, Viviane Adriano-
dc.contributor.authorCELESTINO, Marcos Araújo de Souza-
dc.date.accessioned2023-08-22T11:59:46Z-
dc.date.available2023-08-22T11:59:46Z-
dc.date.issued2023-08-08-
dc.identifier.citationCELESTINO, Marcos Araújo de Souza. Análise de modelos de negócios aplicáveis a aeroportos regionais de Pernambuco. 2023. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52009-
dc.description.abstractA mudança da visão do aeroporto de apenas uma infraestrutura social para um negócio com metas financeiras acabou gerando mudanças no setor da aviação. O crescimento do setor e a liberalização do mercado fortaleceram a visão do aeroporto como negócio. Assim a ferramenta do modelo de negócio se torna importante por auxiliar no conhecimento do negócio e na melhoria de sua operação fazendo com o que ele se torne cada vez mais financeiramente sustentável e atrativo. No entanto dentro do setor os aeroportos regionais acabaram por enfrentar dificuldades devido à falta de interesse das companhias aéreas que passaram a migrar para os maiores centros urbanos, resultando em problemas financeiros de tais aeroportos prejudicando diretamente a conexão da população afastada dos grandes centros urbanos. Com o objetivo de diminuir este impacto financeiro e social, iniciativas como o Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDAR) no Brasil surgiram para garantir operações regulares nos aeroportos regionais. Diante do contexto apresentado o estudo do modelo de negócio dos aeroportos, especificamente dos aeroportos de Pernambuco se torna importante tanto para o conhecimento da situação quanto para o conhecimento de diretrizes que possam vir a serem adotadas. Com base em modelos de negócio presentes na literatura identificaram- se variáveis que caracterizem o modelo. A amostra de aeroportos adotadas seguiu a classificação do Plano Aeroviário Nacional (PAN) para os aeroportos regionais, formando um grupo de 185 aeroportos. Diante da grande amostra a análise de cluster foi utilizada com o objetivo de reduzir o escopo de análise permitindo a comparação com aeroportos de características semelhantes. O método de cluster utilizado foi o K-means sendo adotados três grupos. Além disso, utilizou-se a ferramenta DEA com o objetivo de encontrar os aeroportos mais eficientes para serem utilizados como referências para o modelo de negócio dos aeroportos pernambucanos. A análise de cluster permitiu reduzir o escopo de análise e comparar a situação dos aeroportos regionais de Pernambuco com a de outros grupos. No geral, os aeroportos pernambucanos mostraram potencial econômico e social significativo e medidas para seu desenvolvimento foram recomendadas, dentre as medidas destaca-se operação de novas companhias aéreas, adição de novas rotas e a criação de site oficial e rede social dos aeroportos. Considerando a tendencia presente no grupo de maior porte e das últimas rodadas das concessões aeroportuárias brasileiras tais aeroportos podem ser utilizados em grupo para futuras rodadas de concessões.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectAeroporto regionalpt_BR
dc.subjectModelo de negócio aeroportuáriopt_BR
dc.subjectAnálise de cluster em aeroportos regionaispt_BR
dc.subjectEficiência Aeroportuáriapt_BR
dc.titleAnálise de modelos de negócios aplicáveis a aeroportos regionais de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3988269392657999pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9881982810273990pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia Civilpt_BR
dc.description.abstractxThe change in the airport's perspective from being merely a social infrastructure to becoming a business has brought about significant changes in the aviation sector. The sector's growth and market liberalization have strengthened the view of airports as businesses. Therefore, the use of a business model becomes essential to understand and enhance airport operations, making them more financially sustainable and attractive. However, within the industry, regional airports have faced challenges due to the lack of interest from airlines, which have shifted operations to larger urban centers. This has led to financial difficulties for these airports, directly affecting the connectivity of the population living away from major urban hubs. To mitigate this financial and social impact, initiatives like the Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDAR) in Brazil have been introduced to ensure regular operations at regional airports. Given this context, studying the business model of airports, specifically those in Pernambuco, is crucial for understanding the situation and establishing future guidelines. Based on business models found in the literature, certain variables that characterize the model were identified. A sample of 185 regional airports was chosen following the classification of the Plano Aeroviário Nacional (PAN).To narrow down the analysis and compare airports with similar characteristics, the K-means clustering method was employed, resulting in three groups. Additionally, the Data Envelopment Analysis (DEA) was used to find the most efficient airports to serve as references for the business model of Pernambuco's airports.The cluster analysis allowed for a reduced scope of analysis and comparison of Pernambuco's regional airports with other groups. Overall, Pernambuco's airports showed significant economic and social potential, and measures for their development were recommended. These measures include the operation of new airlines, the addition of new routes, and the establishment of official websites and social media presence for the airports. Considering the prevailing trends in larger airports and recent rounds of airport concessions in Brazil, these regional airports can be grouped together for future concession rounds.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil

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