Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52009
Share on
Title: | Análise de modelos de negócios aplicáveis a aeroportos regionais de Pernambuco |
Authors: | CELESTINO, Marcos Araújo de Souza |
Keywords: | Engenharia civil; Aeroporto regional; Modelo de negócio aeroportuário; Análise de cluster em aeroportos regionais; Eficiência Aeroportuária |
Issue Date: | 8-Aug-2023 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | CELESTINO, Marcos Araújo de Souza. Análise de modelos de negócios aplicáveis a aeroportos regionais de Pernambuco. 2023. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | A mudança da visão do aeroporto de apenas uma infraestrutura social para um negócio com metas financeiras acabou gerando mudanças no setor da aviação. O crescimento do setor e a liberalização do mercado fortaleceram a visão do aeroporto como negócio. Assim a ferramenta do modelo de negócio se torna importante por auxiliar no conhecimento do negócio e na melhoria de sua operação fazendo com o que ele se torne cada vez mais financeiramente sustentável e atrativo. No entanto dentro do setor os aeroportos regionais acabaram por enfrentar dificuldades devido à falta de interesse das companhias aéreas que passaram a migrar para os maiores centros urbanos, resultando em problemas financeiros de tais aeroportos prejudicando diretamente a conexão da população afastada dos grandes centros urbanos. Com o objetivo de diminuir este impacto financeiro e social, iniciativas como o Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDAR) no Brasil surgiram para garantir operações regulares nos aeroportos regionais. Diante do contexto apresentado o estudo do modelo de negócio dos aeroportos, especificamente dos aeroportos de Pernambuco se torna importante tanto para o conhecimento da situação quanto para o conhecimento de diretrizes que possam vir a serem adotadas. Com base em modelos de negócio presentes na literatura identificaram- se variáveis que caracterizem o modelo. A amostra de aeroportos adotadas seguiu a classificação do Plano Aeroviário Nacional (PAN) para os aeroportos regionais, formando um grupo de 185 aeroportos. Diante da grande amostra a análise de cluster foi utilizada com o objetivo de reduzir o escopo de análise permitindo a comparação com aeroportos de características semelhantes. O método de cluster utilizado foi o K-means sendo adotados três grupos. Além disso, utilizou-se a ferramenta DEA com o objetivo de encontrar os aeroportos mais eficientes para serem utilizados como referências para o modelo de negócio dos aeroportos pernambucanos. A análise de cluster permitiu reduzir o escopo de análise e comparar a situação dos aeroportos regionais de Pernambuco com a de outros grupos. No geral, os aeroportos pernambucanos mostraram potencial econômico e social significativo e medidas para seu desenvolvimento foram recomendadas, dentre as medidas destaca-se operação de novas companhias aéreas, adição de novas rotas e a criação de site oficial e rede social dos aeroportos. Considerando a tendencia presente no grupo de maior porte e das últimas rodadas das concessões aeroportuárias brasileiras tais aeroportos podem ser utilizados em grupo para futuras rodadas de concessões. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52009 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Marcos Araújo de Souza Celestino.pdf | 1,44 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License