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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52015

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Título: Turismo educacional internacional : possíveis impactos transformadores para o desenvolvimento pessoal, educacional e profissional de intercambistas
Autor(es): ALBUQUERQUE, Renato
Palavras-chave: Turismo internacional; Turismo – Estudo e ensino; Intercâmbio cultural e científico
Data do documento: 23-Ago-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ALBUQUERQUE, Renato. Turismo educacional internacional: possíveis impactos transformadores para o desenvolvimento pessoal, educacional e profissional de intercambistas. 2022. Dissertação (Mestrado em Hotelaria e Turismo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Esta pesquisa estudou o turismo de intercâmbio educacional internacional, para avaliar os impactos sobre um grupo de estudantes brasileiros, do Estado de Pernambuco, que participaram do Programa Ganhe o Mundo – PGM –, de estudos no exterior para alunos do ensino médio da rede pública de Pernambuco, e como e o quanto tal experiência contribuiu para a aquisição de competências transformativas pessoais, educacionais e profissionais e geração de capital humano. O objetivo da pesquisa foi avaliar e comparar o desenvolvimento pessoal, educacional e potencial profissional dos estudantes participantes e não participantes do PGM, para o que foi utilizado um levantamento, com aplicação de questionário para investigar tais aspectos, suas relações entre si e com o conceito de capital humano, o qual, de acordo com teorias econômicas modernas, constitui-se em insumo e elemento-chave para o desenvolvimento humano e crescimento de capitais econômico e social. O estudo apresenta um modelo teórico, que foi testado e validado e, por meio de regressão linear, verificada a relação de dependência entre o construto representativo da variável dependente, Autoeficácia para Capacidade Profissional (AP), e os construtos representativos das variáveis independentes (Desenvolvimento Pessoal (DP) e Competência Percebida para Aprendizado (CA), verificando-se as diferenças de desempenho entre os participantes e não participantes do PGM para cada construto e, através de regressão linear, como as variáveis independentes influenciam a variável dependente, constatando-se que o turismo educacional, através do intercâmbio estudantil internacional produziu, no caso concreto, impactos transformativos positivos aos participantes do programa de intercâmbio estudado, em termos de desenvolvimento pessoal, educacional e profissional, aspectos relacionados ao conceito de capital humano, observando-se ainda que os dois primeiros (pessoal e educacional) afetam positivamente o terceiro (profissional). A pesquisa tem natureza pós-positivista, com utilização de métodos mistos, com predominância de metodologia quantitativa, antecedida, e complementada ao final por triangulação de informações, com o uso em ambos os casos de elementos metodológicos qualitativos. Está dividida em Introdução, Referencial Teórico, Metodologia, Resultados com Discussões — em que se confirmaram as hipóteses lançadas na pesquisa, de que a experiência de intercâmbio de estudos no exterior promove desenvolvimento pessoal, educacional e profissional aos participantes, pela aquisição e incremento dessas competências e habilidades, que estão relacionadas ao incremento de capital humano — e Considerações Finais, onde são apresentadas conclusões sobre os resultados encontrados da pesquisa, suas limitações e possíveis extensões futuras.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52015
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Hotelaria e Turismo

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