Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52028

Comparte esta pagina

Título : Formações em aprendizagem em grupos cooperativos : contribuições para melhoria da aprendizagem em uma escola da rede pública de Juazeiro do Norte
Autor : CARVALHO, Cicefran Souza de
Palabras clave : Aprendizagem ativa – Juazeiro do Norte (CE); Educação cooperativa – Juazeiro do Norte (CE); Professores – Formação – Juazeiro do Norte (CE); Estudos em grupo; COVID-19, Pandemia de, 2020-; Aprendizagem cooperativa
Fecha de publicación : 11-may-2023
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : CARVALHO, Cicefran Souza de. Formações em aprendizagem em grupos cooperativos: contribuições para melhoria da aprendizagem em uma escola da rede pública de Juazeiro do Norte. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Resumen : A Base Nacional Comum Curricular traz em seu texto, como pressupostos principais, o exercício da empatia, do diálogo, da resolução de conflitos e da cooperação. Pressupostos esses que são base da metodologia da aprendizagem cooperativa, cujas competências não necessárias que, além dos(as) estudantes, os(s) professores(as) as dominem. Este trabalho teve como objetivo descrever o repasse da metodologia da aprendizagem em grupos cooperativos aos professores(as) da escola de ensino fundamental Jerônimo Freire dos Santos, pertencente à rede municipal de ensino de Juazeiro do Norte, através da participação em quatro formações que trataram da metodologia da aprendizagem cooperativa. Neste estudo foi utilizada a abordagem qualitativa, de natureza aplicada, bem como materiais bibliográficos de autores que já estudaram sobre a metodologia da aprendizagem cooperativa com o intuito de instrumentalizar todo o trabalho realizado. Foram aplicados questionários semiestruturado junto aos(às) professores(as) da escola municipal Jerônimo Freire dos Santos, sendo que a coleta dos dados foi realizada diretamente junto ao(à) professor(a) que participaram de todas as formações. No decorrer deste trabalho se buscou discorrer sobre os problemas ocasionados pela pandemia do coronavírus no sistema educacional brasileiro. Se procurou fazer uma descrição detalhada da história da aprendizagem cooperativa no Brasil e no mundo, bem como o conceito, os elementos, fundamentos, características, os tipos de grupos de aprendizagem cooperativa e como é a sala de aula cooperativa. A última parte desse trabalho se discorreu sobre a metodologia utilizada para a execução do estudo e foi feita uma completa descrição das formações em Aprendizagem Cooperativa na EEF Jerônimo Freire dos Santos, de forma detalhada, inclusive fazendo as transcrições das respostas aos instrumentais aplicados em cada uma das formações e ao questionário aplicado antes do início e ao final do período formativo, cuja tabulação de dados se incidiu somente nas respostas dos dez docentes que iniciaram e concluíram todas as quatro formações. Conclui-se que o trabalho rendeu frutos positivos, mesmo sem que os(as) professores(as) tenham aplicado o método cooperativo em suas salas de aula na íntegra, pois, o que se pode perceber é que, apesar do Estado do Ceará, ter tido entre 2005 e 2012 uma política educacional que incentivava a metodologia da aprendizagem em grupos cooperativos, estes desconheciam completamente o método e os seus benefícios e, apesar de serem pessoas bem experientes na docência, muitas vezes lhes faltou as competências e habilidades necessárias na realização das metas individuais e coletivas, podendo serem comparados aos estudantes em fase inicial de implantação do processo.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52028
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Cicefran Souza de Carvalho.pdf2,2 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons