Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52044

Compartilhe esta página

Título: Sistema de aproveitamento pluvial e validação de sensores para monitoramento da qualidade da água em tempo real
Autor(es): PONTES, Ana Iacy Domingos
Palavras-chave: Engenharia civil; Sistema de captação pluvial; Economia; Segurança hídrica; Ambiente urbano e sensores alternativos
Data do documento: 21-Jun-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: PONTES, Ana Iacy Domingos. Sistema de aproveitamento pluvial e validação de sensores para monitoramento da qualidade da água em tempo real. 2023. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: As questões urbanas relacionadas a alagamentos, inundações, enxurradas, deslizamentos e à intermitência do abastecimento de água são fatores cada vez mais frequentes. Os sistemas de captação e aproveitamento de água da chuva são alternativas utilizadas para o amortecimento do escoamento do escoamento superficial e para o auxílio na escassez hídrica. Esses sistemas também auxiliam na diminuição da demanda de água sobre a companhia de abastecimento público e na redução dos custos com água. Com isso, o objetivo do trabalho foi desenvolver um sistema de aproveitamento pluvial, avaliando diferentes métodos de reservação (Rippl, empírico brasileiro ou método de Azevedo Neto, empírico inglês, prático australiano), com o intuito de utilizá-la para fins potáveis. Um sistema de tratamento foi proposto e instalado para captar, desviar o primeiro milímetro e potabilizar a água ±de chuva em um empreendimento na zona urbana da cidade de Recife- PE, obtendo uma economia de R$ 14.619,48 por ano com um tempo de retorno de 3,42 anos. A qualidade da água do empreendimento foi monitorada para garantir a efetividade do sistema, esta apresentou boa qualidade nas amostras coletadas após o tratamento em todos os pontos conforme previsto na legislação. Sensores de pH, temperatura e sólidos totais dissolvidos foram desenvolvidos e validados utilizando testes estatísticos para monitoramento da qualidade da água da chuva, com a finalidade de fornecer ao usuário segurança hídrica para a utilização da água pluvial como fonte de abastecimento, esses sensores demonstraram bom funcionamento na faixa delimitada para água de chuva que para STD se apresentou entre 0,0 a 62,7± 4,2 mg-1 e para pH entre 4,2 ± 0,04 a 8,03 ± 0,17.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52044
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Ana Iacy Domingos Pontes.pdf2,75 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons