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Título : A implementação da política de educação étnico-racial na Universidade Federal de Alagoas - UFAL Campus de Arapiraca
Autor : SILVA, Clesivaldo da
Palabras clave : Politica educacional; Educação étnico-racial
Fecha de publicación : 30-may-2023
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SILVA, Clesivaldo da. A implementação da política de educação étnico-racial na Universidade Federal de Alagoas - UFAL Campus de Arapiraca. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : As políticas sobre relações étnico-raciais ganharam protagonismo a partir do ano de 2002, no governo de Luís Inácio Lula da Silva. As políticas surgem a partir do reconhecimento do problema público que é o racismo, a partir disso inicia-se o processo de formulação de políticas públicas no campo: saúde, educação, emprego, moradia, entre outros. Essas políticas têm por objetivo promover a igualdade racial e reconhecimento da população negra no Brasil. As políticas de educação étnico-racial são implementadas na Educação Básica por meio da Lei no 10.639/2003, e chegam ao Ensino Superior por meio da Lei no 11.645/2008. Dessa maneira, este projeto de pesquisa busca avaliar a implementação da Política de Educação para as Relações Étnico-Raciais nos Projetos Pedagógicos de Cursos de Licenciatura na Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca. A pesquisa possui abordagem qualitativa de natureza básica e, quanto ao tipo, classifica-se como descritiva e exploratória. Para instrumentos de coleta de dados foi utilizado a pesquisa bibliográfica e documental e de campo, com a aplicação de entrevistas semiestruturadas com os coordenadores dos cursos, núcleo docente estruturante, representante dos discentes no colegiado dos cursos investigados, representantes da coordenadoria de graduação e diretora do NEABI, a fim de analisar a compreensão desses sujeitos em relação à política de educação étnico-racial e sua implementação na instituição. Para análise do corpus documental e das informações/dados obtidos pela aplicação das entrevistas semiestruturadas, foi utilizado o método de análise de conteúdo, a partir da técnica de análise temática categorial, proposto por Bardin (2016). Por fim, esta pesquisa pretende a partir do alcance de seus objetivos, contribuir para os estudos sobre implementação de políticas educacionais, bem como, tornando um documento orientador/balizador para discussão do processo de implementação da política de educação étnico-racial na UFAL. Por meio dos estudos documentais percebeu-se que a instituição vem criando políticas direcionadas para a população negra que ocupa espaços dentro da universidade, contudo por meio das entrevistas verificou-se que os docentes não reconhecem a Política de Educação Étnico-Racial nos currículos nos cursos de formação de professores em Química e Ciências Biológicas da UFAL, Campus de Arapiraca, ou não trabalham com estas questões nas disciplinas que compõe o currículo do curso.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52059
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

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