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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52087

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPEREIRA, Evelyne Medeiros-
dc.contributor.authorSALES, Tamiris Karine da Silva-
dc.date.accessioned2023-08-29T16:28:56Z-
dc.date.available2023-08-29T16:28:56Z-
dc.date.issued2023-05-03-
dc.date.submitted2023-07-19-
dc.identifier.citationSALES, Tamiris Karine da Silva. Resistências e retrocessos na educação sexual durante o Governo Bolsonaro. 2023. 66 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharelado em Serviço Social, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52087-
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo geral apresentar os principais aspectos que caracterizaram retrocessos e resistências no âmbito de uma educação sexual a partir de uma perspectiva feminista e emancipatória no Brasil durante o período do Governo Bolsonaro. Como objetivos específicos foram definidos: 1) Apresentar uma breve contextualização da trajetória histórica da luta contra a dominação patriarcal das mulheres e da emancipação de sua sexualidade; 2) Identificar as principais pautas que constituíram no último período uma agenda de luta em prol de uma educação sexual voltada para a garantia dos Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos; 3) Analisar as principais iniciativas e projetos que sinalizaram reação conservadora contra as pautas que permeiam a educação sexual emancipatória no Governo Bolsonaro, cujos objetivos foram o de combater a chamada “ideologia de gênero” nas escolas e na sociedade. Trata-se de um estudo de natureza bibliográfica e analítica que teve como procedimentos metodológicos: o levantamento bibliográfico e a pesquisa documental, situando iniciativas e principais projetos contra uma educação sexual que vise a emancipação das mulheres e a garantia dos Direitos Sexuais e Direitos reprodutivos, reconhecendo o discurso e as práticas conservadoras e patriarcais que engendram a sexualidade e a educação sexual feminina. Pode-se considerar, diante do estudo, que apesar das significativas conquistas feministas, ainda se faz necessário muita resistência para alcançar a instituição de uma educação sexual emancipatória pois, as iniciativas e projetos do último governo implementadas nesse campo foram baseadas no conservadorismo, indicando a persistência da opressão e desigualdade de gênero, portanto representando retrocessos.pt_BR
dc.format.extent66p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPatriarcadopt_BR
dc.subjectEducação sexual emancipatóriapt_BR
dc.subjectConservadorismopt_BR
dc.titleResistências e retrocessos na educação sexual durante o Governo Bolsonaropt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/0982061196700711pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttps://www.escavador.com/sobre/1754406/evelyne-medeiros-pereirapt_BR
dc.description.abstractxThis work has the general objective of presenting the main aspects that characterize setbacks and resistance within the scope of an emancipatory sex education in Brazil during the period of the Bolsonaro Government. As specific objectives were defined: 1) To present a brief contextualization of the historical trajectory of the fight against the patriarchal domination of women and the emancipation of their sexuality; 2) Identify the main struggles and central guidelines that constituted, in the last period, an agenda in favor of a feminist sexual education aimed at guaranteeing Sexual and Reproductive Rights 3) To analyze the main legal initiatives that signaled the conservative reaction against the guidelines that permeate emancipatory sex education in the Bolsonaro Government, whose objectives were to combat the so-called "gender ideology" in schools. This is a bibliographic and analytical study that had as methodological procedures, the bibliographical survey and the documental research, situating legal initiatives and main projects against a sexual education that aims at the emancipation of women and the guarantee of Sexual Rights and Reproductive Rights, recognizing the conservative and patriarchal discourse and practices that engender sexuality and female sexual education. It can be considered, in view of the study, that despite the significant feminist achievements, much resistance is still needed to achieve the institution of an emancipatory sexual education, since the initiatives and projects of the last government implemented in this field were based on conservatism, indicating the persistence of oppression and gender inequality, therefore representing setbacks.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departamentServiço Socialpt_BR
dc.degree.graduationServiço Socialpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcid0000-0003-1801-442Xpt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Serviço Social

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