Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52125

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFERREIRA, Daniela Maria-
dc.contributor.authorMARREIRA, Abraão de Barros-
dc.date.accessioned2023-09-01T16:26:46Z-
dc.date.available2023-09-01T16:26:46Z-
dc.date.issued2022-11-29-
dc.identifier.citationMARREIRA, Abraão de Barros. Inserção ocupacional dos egressos da Licenciatura em Música da UFPE. 2022. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52125-
dc.description.abstractO trabalho, aqui apresentado, teve por objetivo, compreender a inserção ocupacional dos egressos do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que concluíram o curso entre 2010 e 2015. A pesquisa tomou por base as experiências musicais vividas pelos egressos ao longo das suas trajetórias acadêmicas, bem como aquelas que ocorreram antes do ingresso na Universidade. Para tanto, buscamos identificar os elementos mediadores, que permitiram aos mesmos, acumularem recursos sociais e culturais fundamentais para se inserirem profissionalmente no mercado de trabalho. Para isso, foi realizado um conjunto de 12 entrevistas que buscou reconstituir os espaços de socialização que foram significativos para o acúmulo de propriedades sociais e culturais na trajetória deles. A análise do material empírico apoiou-se na teoria dos sociólogos Claude Dubar e Pierre Bourdieu, além de outros estudos que tiveram por base seus aportes teórico-metodológicos. Os resultados apontam uma forte relação entre a convivência com a música no ambiente familiar, a iniciação musical ainda na infância, o acesso a equipamentos de reprodução fonográfica, a participação em grupos musicais e a decisão em cursar Licenciatura em Música. Além desses fatores, as socializações vivenciadas ao longo do curso de graduação, a exemplo dos estágios obrigatórios e da participação em grupos musicais, se constituíram importantes para suas escolhas ocupacionais.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLicenciatura em Músicapt_BR
dc.subjectSocializaçãopt_BR
dc.subjectInserção ocupacionalpt_BR
dc.subjectExperiências musicaispt_BR
dc.titleInserção ocupacional dos egressos da Licenciatura em Música da UFPEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6815021628912441pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6005212589449904pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Músicapt_BR
dc.description.abstractxThe work presented here aimed to understand the occupational insertion of graduates of the Music Degree course at the Federal University of Pernambuco (UFPE), who completed the course between 2010 and 2015. The research was based on the musical experiences lived by the students graduates throughout their academic careers, as well as those that occurred before entering the University. To do so, we sought to identify the mediating elements that allowed them to accumulate fundamental social and cultural resources to be professionally inserted in the labor market. For this, a set of 12 interviews was carried out that sought to reconstitute the socialization spaces that were significant for the accumulation of social and cultural properties in their trajectory. The analysis of the empirical material was based on the theory of sociologists Claude Dubar and Pierre Bourdieu, in addition to other studies based on their theoretical- methodological contributions. The results point to a strong relationship between living with music in the family environment, musical initiation in childhood, access to phonographic reproduction equipment, participation in musical groups and the decision to attend a Degree in Music. In addition to these factors, the socializations experienced throughout the undergraduate course, such as mandatory internships and participation in musical groups, were important for their occupational choices.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Música

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Abraão de Barros Marreira.pdf9,69 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons