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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52178

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Título: Política de cotas no Colégio de Aplicação da UFPE: mudanças no perfil socioeconômico dos estudantes
Autor(es): SANTOS, Israel Pedro Silva de Carvalho
Palavras-chave: Cotas sociais; Democratização do ensino; Assistência estudantil; Desigualdade
Data do documento: 11-Nov-2022
Citação: SANTOS, Israel Pedro Silva de Carvalho. Política de cotas no Colégio de Aplicação da UFPE: mudanças no perfil socioeconômico dos estudantes. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: O presente trabalho se propõe a estudar os impactos, em decorrência da adoção da política de cotas para estudantes oriundos de escola pública, nos processos seletivos do Colégio de Aplicação da UFPE a partir de 2017. Para tanto, através de dados secundários disponibilizados pelo colégio, comparei o perfil socioeconômico do alunado entre os anos de 2017 a 2022 e realizei entrevista com a assistente social da instituição. Entendendo a política de cotas como um passo importante, mas não um esforço único e suficiente para diminuição das desigualdades educacionais, avaliei o processo de implementação e a extensão da cobertura da assistência estudantil direcionada aos alunos em vulnerabilidade social do CAp durante o período estudado. De fato, a implementação das cotas trouxe mudanças significativas no que diz respeito ao público que frequenta este colégio, antes ocupado apenas por alunos das classes média e alta. Porém, é preciso pensar formas de aperfeiçoar a política, tendo em vista que possui limitações óbvias ao não levar em consideração critérios como raça e renda familiar em seus processos de seleção. Junto à política de reserva de vagas, é necessário também pensar estratégias para assegurar direitos, acessos e atendimento especializado a estes estudantes de acordo com suas demandas, a fim de promover a democratização do acesso ao ensino de forma plena.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52178
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Sociais - Bacharelado

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