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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52180

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dc.contributor.advisorANDRADE, Juliana Alves de-
dc.contributor.authorCOSTA, Ewerlin Felipe Pontes-
dc.date.accessioned2023-09-11T16:45:38Z-
dc.date.available2023-09-11T16:45:38Z-
dc.date.issued2023-06-16-
dc.identifier.citationCOSTA, Ewerlin Felipe Pontes. A nova história política no currículo de Pernambuco (8o e 9o ano): as aulas-oficinas como espaço de educação democrática. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52180-
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objeto de estudo a Nova História Política e sua relação com o Currículo de Pernambuco (2019). O trabalho teve como elementos motivadores o cenário de negação da política, presenciado no Brasil na última década, além da constatação de um espaço educacional reconfigurado pela pandemia do COVID-19. O nosso objetivo é analisar a relação entre o Currículo de Pernambuco e os temas instituídos pela Nova História Política, propondo situações didático- pedagógicas que possibilitem a prática de uma educação democrática no espaço escolar. Na construção do entendimento de como o saber histórico escolar vem sendo mobilizado para a ampliação da percepção estudantil do que significa viver em uma democracia, utilizamos como principais interlocutores os estudos de Rémond (2003), Ferreira (2018), Hartog (2013), Biesta (2021), Pagès (2007, 2019), Freire (2007, 2011) e Barca (2004). No que concerne à metodologia utilizada, desenvolveu-se uma pesquisa de natureza qualitativa e bibliográfica na qual os documentos curriculares de Pernambuco, do 8o e 9o Ano, foram problematizados a partir dos conceitos da cultura política, do regime de historicidade e da história do tempo presente. Como resultados, constatou-se que o Currículo de Pernambuco, diferentemente dos Parâmetros Curriculares do Estado de Pernambuco (2013), no que tange aos termos utilizados na construção dos objetos de conhecimento e habilidades, obteve importantes aproximações com os pressupostos da Nova História Política, principalmente no que diz respeito a participação de grupos minoritários nas disputas sociopolíticas. Porém, ao contrário da produção de 2013, a atual prescrição curricular, pela quantidade excessiva de objetos, além da extensão das habilidades, dificulta a efetivação de vivências mais significativas para os estudantes em sala de aula. Por fim, compreendemos que essa dificuldade pode ser amenizada a partir da proposição de estratégias de ensino-aprendizagem que coloquem o estudante no centro do processo educativo. Para isso, propomos um caderno de aulas-oficinas que tem como principal intuito desenvolver e refletir sobre as práticas democráticas no espaço escolar.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectNova história políticapt_BR
dc.subjectCurrículos - Pernambucopt_BR
dc.subjectEducação democráticapt_BR
dc.subjectAula-oficinapt_BR
dc.titleA nova história política no currículo de Pernambuco (8o e 9o ano) : as aulas-oficinas como espaço de educação democráticapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0339471815427587pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9273063697259288pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (PROFHISTÓRIA)pt_BR
dc.description.abstractxThe present research has as object of study the New Political History and its relationship with Pernambuco Curriculum (2019). The work was motivated by the political denial witnessed scenario in Brazil at the last decade, as well as the recognition of a space educational reconfigured by the COVID-19 pandemic. Our objective it’s to analyze the relationship between the Pernambuco Curriculum and the themes established by the New Political History, proposing didactic-pedagogical situations that enable democratic education practices in the school setting. To understand how historical knowledge in schools has been mobilized to expand student's perception of what it means to live in a democracy, we relied on the studies of Rémond (2003), Ferreira (2018), Hartog (2013), Biesta (2021), Pagès (2007, 2019), Freire (2007, 2011), and Barca (2004) as our main references. With regard to the methodology used, a qualitative and bibliographic research was developed, in which the Pernambuco curricular documents, from the 8th and 9th grades, were problematized from the concepts of political culture, the regime of historicity and the history of the present time. The results showed that the Pernambuco Curriculum, unlike the Pernambuco State Curriculum Parameters (2013), regarding the terms used in the construction of knowledge objects and skills, had significant approximations with the New Political History assumptions, especially concerning the participation of minority groups in sociopolitical disputes. However, far from the 2013 production, the current curriculum prescription, due to the excessive number of objects and the length of the skills, hinders the realization of more meaningful experiences for students in the classroom. Finally, we understand that this difficulty can be alleviated by proposing teaching and learning strategies that place the student at the center of the educational process. For this purpose, we intend a notebook of lesson-workshops, which looks to develop and reflect on democratic practices in the school environment.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

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