Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52193

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPONTES, Francini Barros-
dc.contributor.authorSILVA, Josielle Barbosa da-
dc.date.accessioned2023-09-11T20:42:19Z-
dc.date.available2023-09-11T20:42:19Z-
dc.date.issued2023-05-12-
dc.date.submitted2023-06-03-
dc.identifier.citationSILVA, Josielle Barbosa da. A invisibilidade da swingueira na academia: ações decoloniais no ensino e na aprendizagem. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Dança) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52193-
dc.description.abstractEssa pesquisa aponta consequências de um processo de subalternização enfrentado, a partir dos preconceitos sofridos no desenvolvimento de uma metodologia de ensino da swingueira, no ambiente acadêmico da universidade. A swingueira é uma dança que se originou no Recôncavo Baiano, mas que está presente na cultura de todo o Nordeste do Brasil, assim como sua musicalidade, o pagode baiano, sendo uma potencialidade cultural importante para ser reconhecida nos meios educacionais, artísticos e sociais. Através dos diálogos estabelecidos com Djamila Ribeiro, Grada Kilomba, Jussara Miller, Ledson Chagas, Mônica Leme, Roberta Marques e Tatiana Oliveira, testemunho mais uma tentativa de apagamento histórico do povo preto na sociedade, com ênfase nas dificuldades de reconhecimento e validação da nossa cultura. Sendo a swingueira uma dança afro diaspórica, dentro do sistema pré-estabelecido, ela perpassa todas as camadas coloniais. Pesquisas da área musical foram de suma importância para que, mesmo com a escassez de referências sobre a swingueira, os fatos históricos estabelecessem pilares para a identificação do pertencimento da mesma. O objetivo desse reconhecimento é criar, a partir das violências, possíveis estratégias de defesa e enfrentamento. Relatando as experiências de campo, trago a metodologia de ensino da swingueira, por mim desenvolvida, como um movimento decolonial possível, que potencializa não só a swingueira, mas a arte-educação e, consequentemente, o meio artístico.pt_BR
dc.format.extent28p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectSwingueirapt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectArte-educaçãopt_BR
dc.subjectDecolonialidadept_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.titleA invisibilidade da swingueira na academia: ações decoloniais no ensino e na aprendizagempt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0253613442448103pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2595177979003633pt_BR
dc.description.abstractxThis research points out the consequences of a subordination process faced, from the prejudices suffered in the development of a swingueira teaching methodology, in the academic environment of the university. The swingueira is a dance that originated in the Recôncavo Baiano, but it is present in the culture of the entire Northeast of Brazil, as well as its musicality, the Bahian pagode, being an important cultural potential to be recognized in educational, artistic and social circles. Through dialogues established with Djamila Ribeiro, Grada Kilomba, Jussara Miller, Ledson Chagas, Mônica Leme, Roberta Marques and Tatiana Oliveira, I testify yet another attempt at the historical erasure of black people in society, with an emphasis on the difficulties of recognizing and validating our culture. Since the swingueira is an Afro-diasporic dance, within the pre-established system, it permeates all colonial layers. Research in the musical area was of paramount importance so that, even with the scarcity of references about the swingueira, the historical facts established pillars for the identification of her belonging. The purpose of this recognition is to create, based on violence, possible possible defense and coping strategies. Reporting field experiences, I bring the teaching methodology of swingueira, developed by me, as a possible decolonial movement, which enhances not only swingueira, but art education and, consequently, the artistic environment.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DA) - Departamento de Artespt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Dança – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcid0253613442448103pt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Dança

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC- JOSIELLE BARBOSA DA SILVA (2).pdf1,68 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons