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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52211
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Título: | Nível de conhecimento em gestão tributária: com a palavra os formandos do curso de Administração da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/CAA). |
Autor(es): | FREITAS, Amanda Rodrigues de |
Palavras-chave: | Gestão tributária; Ensino de administração; Conhecimento tributário |
Data do documento: | 1-Set-2023 |
Citação: | FREITAS, Amanda Rodrigues de. Nível de conhecimento em gestão tributária: Com a palavra os formandos do curso de Administração da Universidade Federal de Pernambuco. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração - Bacharelado) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Abstract: | O objetivo desta pesquisa foi investigar o nível de conhecimento em gestão tributária dos formandos do curso de Administração. Contribuído de forma efetiva para informar aos gestores de IES a lacuna percebida pelos estudantes em sua formação e a importância de conhecer a dinâmica tributária no ambiente profissional; para a formação de administradores cada vez mais capacitados para exercerem suas funções e contribuir para o desenvolvimento regional e nacional; e dar voz aos estudantes em seu processo de formação. Como referencial teórico foram apresentados os conceitos de sistema tributário brasileiro, bem como discutira a ideia de gestão tributária como sendo uma função da administração. A metodologia utilizada no estudo foi classificada como quantitativa, descritiva e de levantamento ou survey, com a utilização de questionário aplicado aos discentes do último ano de curso (8º e 9º semestres) do Curso de Administração da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Campus Acadêmico do Agreste (CAA), perfazendo uma amostra de quarenta alunos, representando 33,6% da população de formandos no momento da pesquisa. A partir da análise dos dados obtidos foi possível evidenciar que há uma carência na capacitação de futuros gestores em relação ao tema de gestão tributária no curso de administração na IFES estudada. Além disso, a análise dos dados da pesquisa também revelou que a maioria dos estudantes compreende a importância do assunto para sua formação e para o exercício profissional e que não julgam que a formação possibilitou desenvolver competências na área de gestão tributária. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52211 |
Aparece nas coleções: | TCC - Administração - Bacharelado |
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