Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52233

Share on

Title: Relações étnico-raciais e formação inicial de professores : as representações compartilhadas pelos estudantes de pedagogia da UFPE sobre educação étnico-racial
Authors: CONCEIÇÃO, Danielle Cristina da
Keywords: Relações Étnico-raciais; Formação inicial de professores; Pedagogia; Representações sociais
Issue Date: 7-Dec-2021
Citation: CONCEIÇÃO, Danielle. Relações étnico-raciais e formação inicial de professores: as representações compartilhadas pelos estudantes de pedagogia da UFPE sobre educação étnico-racial. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Este estudo busca identificar as representações sociais compartilhadas de estudantes de pedagogia sobre Educação Étnico-racial. Objetivamente, procurou compreender como a formação inicial colabora na construção dessas representações, bem como discutir a importância da inclusão da temática no currículo obrigatório. Participaram 35 estudantes do curso de Pedagogia do Centro de Educação da UFPE, utilizando como procedimentos metodológicos o Teste de Associação Livre de Palavras e à entrevista semiestruturada. O estudo revela uma representação compartilhada apontando um instrumento pedagógico que visa a reparação e o rompimento das desigualdades raciais. No entanto, a formação inicial não obteve protagonismo na construção dessas representações, apontada pelos estudantes por não obter abrangência na trajetória curricular.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52233
Appears in Collections:TCC - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Danielle Cristina da Conceição.pdf197,42 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons