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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52237

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFERREIRA FILHO, Eduardo Cesar Maia-
dc.contributor.authorMELO, André Luiz Silveira da Cunha-
dc.date.accessioned2023-09-13T22:23:25Z-
dc.date.available2023-09-13T22:23:25Z-
dc.date.issued2023-07-31-
dc.identifier.citationMELO, André Luiz Silveira da Cunha. Poema, metáfora e metapoesia: uma leitura de Alberto da Cunha Melo à luz da contingencialidade. 2023. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52237-
dc.description.abstractTenho por objetivo fazer a leitura e análise de poemas de Alberto da Cunha Melo, buscando compreender sua visão sobre a poesia, o uso da linguagem e o papel do poeta na contemporaneidade. Inicialmente, são discutidas questões do modernismo e do pós- modernismo, e os efeitos de uma contemporaneidade cada vez mais contingencial na literatura e na filosofia, argumentando-se que a literatura pode oferecer uma abordagem alternativa às complexas questões normalmente tratadas pela filosofia tradicional. Parte-se do pressuposto de que os poemas de Alberto formam uma unidade metafórica que adquire força devido a certa tipicidade formal e articulação temática, permitindo reflexões sobre sua produção, a natureza do próprio poema e a metáfora em questão, o que demonstra um uso engenhoso da palavra. Portanto, é necessário considerar a metáfora não apenas como uma figura de linguagem, mas como um processo de construção do conhecimento e de aprofundamento investigativo e reflexivo. Para embasar essa noção de metáfora, são utilizadas as discussões de Ernesto Grassi (1993; 1978; 2001), Maria Zambrano (2000; 2007), Ortega y Gasset (1964; 1996; 1968; 1989) e Richard Rorty (1995; 2000), bem como contribuições de críticos e pensadores como Paul Ricoeur (2005) e Umberto Eco (2004), que abordaram a questão da metáfora e da interpretação. Por meio da análise dos poemas selecionados de "Poemas à mão livre" (1981), "Oração pelo poema" (1969) e "Yacala" (1999), é possível demonstrar como a poesia de Alberto da Cunha Melo era consciente de si mesma e de sua profundidade temática, apresentando um potencial engenhosamente e astuciosamente explorado pelo poeta, mesmo que se preocupasse, em primeiro lugar, com a forma do poema.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstudos literáriospt_BR
dc.subjectPoemas - Alberto da Cunha Melopt_BR
dc.subjectMetáforapt_BR
dc.subjectMetapoesiapt_BR
dc.titlePoema, metáfora e metapoesia : uma leitura de Alberto da Cunha Melo à luz da contingencialidadept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2891250424000126pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0723943233713627pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxMy goal is to read and analyze poems by Alberto da Cunha Melo, seeking to understand his view on poetry, the use of language, and the role of the poet in contemporary times. Initially, discussions revolve around modernism and postmodernism, and the effects of an increasingly contingent contemporaneity on literature and philosophy, arguing that literature can offer an alternative approach to the complex questions typically addressed by traditional philosophy. It is assumed that Alberto's poems form a metaphorical unity that gains strength due to a certain formal typicality and thematic articulation, allowing for reflections on his production, the nature of the poem itself, and the metaphor at hand, which demonstrates an ingenious use of words. Therefore, it is necessary to consider metaphor not only as a figure of speech but as a process of constructing knowledge and engaging in investigative and reflective action. To support this notion of metaphor, discussions by Ernesto Grassi (1993; 1978; 2001), Maria Zambrano (2000; 2007), Ortega y Gasset (1964; 1996; 1968; 1989), and Richard Rorty (1995; 2000) are reflected upon, as well as contributions from critics and thinkers such as Paul Ricoeur (2005) and Umberto Eco (2004), who have addressed the issue of metaphor and interpretation. Through the analysis of selected poems from "Poemas à mão livre" (1981), "Oração pelo poema" (1969), and "Yacala" (1999), it is possible to demonstrate how Alberto da Cunha Melo's poetry was self-aware and conscious of its thematic depth, presenting a potential that was ingeniously and astutely explored by the poet, even though he primarily focused on the form of the poem.pt_BR
dc.description.abstractxEn este trabajo, mi objetivo es leer y analizar poemas de Alberto da Cunha Melo, buscando comprender su visión sobre la poesía, el uso del lenguaje y el papel del poeta en la contemporaneidad. Inicialmente, se discuten cuestiones del modernismo y el posmodernismo, así como los efectos de una contemporaneidad cada vez más contingente en la literatura y la filosofía, argumentando que la literatura puede ofrecer un enfoque alternativo a las complejas cuestiones normalmente tratadas por la filosofía tradicional. Se parte del supuesto de que los poemas de Alberto forman una unidad metafórica que adquiere fuerza debido a cierta tipicidad formal y articulación temática, permitiendo reflexionar sobre su producción, la naturaleza del propio poema y la metáfora en cuestión, lo que demuestra un uso ingenioso de la palabra. Por lo tanto, es necesario considerar la metáfora no solo como una figura retórica, sino como un proceso de construcción del conocimiento y de profundización en la investigación y la reflexión. Para fundamentar esta noción de metáfora, se utilizan las discusiones de Ernesto Grassi (1993; 1978; 2001), Maria Zambrano (2000; 2007), Ortega y Gasset (1964; 1996; 1968; 1989) y Richard Rorty (1995; 2000), así como las contribuciones de críticos y pensadores como Paul Ricoeur (2005) y Umberto Eco (2004), quienes abordaron la cuestión de la metáfora y la interpretación. A través del análisis de los poemas seleccionados de "Poemas à mão livre" (1981), "Oração pelo poema" (1969) y "Yacala" (1999), es posible demostrar cómo la poesía de Alberto da Cunha Melo era consciente de sí misma y de su profundidad temática, presentando un potencial que fue explorado de manera ingeniosa y astuta por el poeta, aunque se enfocaba principalmente en la forma del poema.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Estudos Literários

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