Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52266
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ALVES, Karina Mirian da Cruz Valença | - |
dc.contributor.author | MARANHÃO, Rafaela Dominique da Silva Albuquerque | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-15T11:43:13Z | - |
dc.date.available | 2023-09-15T11:43:13Z | - |
dc.date.issued | 2020-10-23 | - |
dc.identifier.citation | MARANHÃO, Rafaela Dominique da Silva Albuquerque. A arte de viver entre as fissuras do real: narrativas de professores-artistas e experiência ético-estética. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52266 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem por objetivo discutir a temática da constituição ético-estética na docência, a partir de narrativas de si realizadas por professores universitários. Realizamos entrevistas narrativas com três professores-pesquisadores da Educação criadas através do audiovisual como dispositivo de auto-mise-en-scène para pensarmos nos devires da formação de um professor artista de si que incita transformações e práticas de liberdade. Inicialmente nos debruçamos sobre autores que analisam a constituição dos sujeitos e que investigam os procedimentos e técnicas de produção de subjetividades na contemporaneidade, a partir dos modos de subjetivação. No segundo momento, procuramos refletir junto com os professores-pesquisadores sobre formas de subjetivação e ultrapassamentos possíveis dos limites impostos pelas relações de poder com vistas em criar estratégias para uma constituição ativa de si de forma ética, política, estética e livre. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Docência - Ética | pt_BR |
dc.subject | Docência – Professor Universitário | pt_BR |
dc.subject | Docência – Professor Universitário - Estética | pt_BR |
dc.title | A arte de viver entre as fissuras do real : narrativas de professores-artistas e experiência ético-estética | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2814971932716903 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9046120983357719 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | This paper aims to discuss the theme of ethical-aesthetic constitution in teaching, based on self-narratives made by university professors. We conducted narrative interviews with three teachers-researchers of Education created through audiovisual as a device of self-mise-en-scène to think about the future of the formation of an artist teacher who encourages transformations and practices of freedom. Initially, we focus on authors who analyze the constitution of subjects and who investigate the procedures and techniques of subjectivity production in contemporary times, based on the modes of subjectivation. In the second moment, we seek to reflect together with professors-researchers on forms of subjectivation and possible surpassing the limits imposed by power relations with a view to creating strategies for an active constitution of oneself in an ethical, political, aesthetic and free way. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Rafaela Dominique da Silva Albuquerque Maranhão.pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons