Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52266
Comparte esta pagina
Título : | A arte de viver entre as fissuras do real : narrativas de professores-artistas e experiência ético-estética |
Autor : | MARANHÃO, Rafaela Dominique da Silva Albuquerque |
Palabras clave : | Docência - Ética; Docência – Professor Universitário; Docência – Professor Universitário - Estética |
Fecha de publicación : | 23-oct-2020 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | MARANHÃO, Rafaela Dominique da Silva Albuquerque. A arte de viver entre as fissuras do real: narrativas de professores-artistas e experiência ético-estética. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
Resumen : | O presente trabalho tem por objetivo discutir a temática da constituição ético-estética na docência, a partir de narrativas de si realizadas por professores universitários. Realizamos entrevistas narrativas com três professores-pesquisadores da Educação criadas através do audiovisual como dispositivo de auto-mise-en-scène para pensarmos nos devires da formação de um professor artista de si que incita transformações e práticas de liberdade. Inicialmente nos debruçamos sobre autores que analisam a constituição dos sujeitos e que investigam os procedimentos e técnicas de produção de subjetividades na contemporaneidade, a partir dos modos de subjetivação. No segundo momento, procuramos refletir junto com os professores-pesquisadores sobre formas de subjetivação e ultrapassamentos possíveis dos limites impostos pelas relações de poder com vistas em criar estratégias para uma constituição ativa de si de forma ética, política, estética e livre. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52266 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Rafaela Dominique da Silva Albuquerque Maranhão.pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons