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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52267
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Título: | Pertencimento e artificialidade : a expressividade das cores néon no cinema queer brasileiro a partir da década de 2010 |
Autor(es): | GUIDO, Bruna Maria Alexandre |
Palavras-chave: | Cultura Visual; Cinema; Experiência estética; Neon; Cinema Queer |
Data do documento: | 11-Ago-2023 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | GUIDO, Bruna Maria Alexandre. Pertencimento e artificialidade: a expressividade das cores néon no cinema queer brasileiro a partir da década de 2010. 2023. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | As discussões sobre gênero e sexualidade no cinema brasileiro contemporâneo têm sido ampliadas através das perspectivas queer. Este estudo segue essa tendência ao observar a presença de manifestações estéticas do artifício nos filmes brasileiros da década de 2010, como o uso de cores e luzes néon. Para compreender essas conexões, no capítulo I, o estudo inicia abordando a teoria queer e suas proposições políticas, examinando as raízes estéticas do movimento underground de cinema norte-americano que influenciam atualmente. Em seguida, o projeto indica caminhos do cinema queer e suas estéticas, além de realizar um breve panorama da história do cinema queer brasileiro para entender a crescente estética do artifício. No capítulo II, a pesquisa se aprofunda na linguagem cinematográfica, observando a luz e a cor como elementos relacionados à moralidade, sensorialidade e espectatorialidade queer. São apresentados exemplos estéticos, assim como a história da luz néon, para compreender a diferenciação e a identificação dos sujeitos queer diante do seu uso. Por fim, no capítulo III, para ilustrar e fundamentar esse fenômeno, são indicados o uso do néon no cinema de maneira geral e uma constelação fílmica (SOUTO, 2019) é criada, denominando-se "néon queer brasileiro a partir de 2010", composta por 9 filmes que são analisados de forma comparativa. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52267 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Comunicação |
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