Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52267

Compartilhe esta página

Título: Pertencimento e artificialidade : a expressividade das cores néon no cinema queer brasileiro a partir da década de 2010
Autor(es): GUIDO, Bruna Maria Alexandre
Palavras-chave: Cultura Visual; Cinema; Experiência estética; Neon; Cinema Queer
Data do documento: 11-Ago-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: GUIDO, Bruna Maria Alexandre. Pertencimento e artificialidade: a expressividade das cores néon no cinema queer brasileiro a partir da década de 2010. 2023. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: As discussões sobre gênero e sexualidade no cinema brasileiro contemporâneo têm sido ampliadas através das perspectivas queer. Este estudo segue essa tendência ao observar a presença de manifestações estéticas do artifício nos filmes brasileiros da década de 2010, como o uso de cores e luzes néon. Para compreender essas conexões, no capítulo I, o estudo inicia abordando a teoria queer e suas proposições políticas, examinando as raízes estéticas do movimento underground de cinema norte-americano que influenciam atualmente. Em seguida, o projeto indica caminhos do cinema queer e suas estéticas, além de realizar um breve panorama da história do cinema queer brasileiro para entender a crescente estética do artifício. No capítulo II, a pesquisa se aprofunda na linguagem cinematográfica, observando a luz e a cor como elementos relacionados à moralidade, sensorialidade e espectatorialidade queer. São apresentados exemplos estéticos, assim como a história da luz néon, para compreender a diferenciação e a identificação dos sujeitos queer diante do seu uso. Por fim, no capítulo III, para ilustrar e fundamentar esse fenômeno, são indicados o uso do néon no cinema de maneira geral e uma constelação fílmica (SOUTO, 2019) é criada, denominando-se "néon queer brasileiro a partir de 2010", composta por 9 filmes que são analisados de forma comparativa.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52267
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Bruna Maria Alexandre Guido.pdf3,76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons