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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52306
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | CUNHA, Kátia Silva | - |
dc.contributor.author | SILVA, Júlio César da | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-18T20:08:40Z | - |
dc.date.available | 2023-09-18T20:08:40Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-30 | - |
dc.date.submitted | 2023-09-11 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Júlio César da. Currículo de Pernambuco e pedagogia das competências: possibilidades de avaliação que podem ser articuladas para o desenvolvimento da aprendizagem do conteúdo de porcentagem. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso ( Matemática - Licenciatura ) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52306 | - |
dc.description.abstract | A avaliação da aprendizagem é um tema que gera muitas discussões. A compreensão da avaliação no contexto educacional tem sido considerada quase preponderantemente ainda excludente, pouco democrática, prezando pelos aspectos quantitativos. É nesse contexto, que se justifica a compreensão de que a avaliação deve fazer parte do processo de ensino e aprendizagem, uma avaliação que leve em conta os progressos e os aspectos necessários para progredir. As instituições de ensino desenvolvem um papel fundamental para consolidar esta compreensão, na medida em que são elas que planejam e articulam as ações pedagógicas, orientando-se pelos documentos normativos. Além disso, cabe mencionar que cada objetivo de aprendizagem necessita de uma articulação adequada para poder alcançá-lo, inclusive no que se refere a avaliação. Diante disso, esse trabalho buscou analisar de que maneira o currículo oficial do ensino fundamental de matemática de Pernambuco, operacionaliza os processos de avaliação para o desenvolvimento de aprendizagem em relação ao conteúdo de porcentagem. Para alcançar nosso objetivo, analisamos o currículo oficial de Pernambuco da área de matemática, onde foram estabelecidas três categorias de análise a partir do modelo de análise de conteúdo. Das inferências, constatamos que o currículo investe de forma evidente quanto ao conceito de avaliação, mas não deixa claro como ela integra-se em situações reais, e além disso, o documento não traz uma discussão consolidada em torno da avaliação como parte do processo de ensino e aprendizagem. Verificamos ainda que o texto normativo, apesar de indicar para o desenvolvimento de competências, não apresenta uma discussão em torno de como devem ocorrer os processos avaliativos no modelo da pedagogia das competências ou até mesmo como devem ocorrer as avaliações em matemática. Diante disso, apresentamos algumas orientações metodológicas que podem nortear as ações docentes em torno da avaliação do conteúdo de porcentagem. Assim sendo, concluímos que a avaliação deve ser considerada como algo inerente ao processo de ensino e aprendizagem, e nesse sentido, o currículo de Pernambuco, enquanto documento norteador, deve consolidar esta compreensão, evitando assim, diferentes entendimentos em torno da avaliação. Por fim, este trabalho se posiciona na consolidação da avaliação como parte do processo de ensino e aprendizagem, e além disso, apresenta possibilidades de emergir novas pesquisas a partir de algumas discussões trazidas no corpo do texto. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | PROPESQ | pt_BR |
dc.format.extent | 67p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Competêcias | pt_BR |
dc.subject | Porcentagem | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Currículo de Pernambuco e pedagogia das competências: possibilidades de avaliação que podem ser articuladas para o desenvolvimento da aprendizagem do conteúdo de porcentagem. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8491708368368988 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8333609070079117 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Learning evaluation is a topic that generates many discussions. Evaluation understanding in the educational context has been considered preponderantly exclusionary, undemocratic and valuing the quantitative aspects. In this context, its understanding should be part of the teaching and learning process; it should consider progress and the aspects necessary for progress. Educational institutions play a fundamental role in consolidating this understanding, as they are the ones who plan and articulate pedagogical actions guided by normative documents. In addition, each learning objective needs an adequate articulation to achieve it, including concerning evaluation. Because of this, this work sought to analyze how the official curriculum of elementary mathematics education in Pernambuco operationalizes the evaluation processes for learning development about percentage content. To achieve our goal, we analyzed the official curriculum of Pernambuco in mathematics, where three categories of analysis were established based on the content analysis model. From the inferences, we found that the curriculum invests in the evaluation concept. However, it needs to make clear how it is integrated in real situations. In addition, the document does not bring a consolidated discussion around evaluation as part of the teaching and learning process. Despite pointing to the development of competencies, we also verified that the normative text needs to present a discussion around how the evaluative processes should occur in the model of pedagogy of competencies or even how evaluations in mathematics should occur. Given this, we present some methodological guidelines that can guide teaching actions around the evaluation of percentage content. Therefore, the evaluation must be considered as something inherent to the teaching and learning process, and in this sense, the Pernambuco curriculum, as a guiding document, must consolidate this understanding, thus avoiding different understandings around the evaluation. Finally, this work positions itself in the consolidation of assessment as part of the teaching and learning process. In addition, it presents possibilities for new research to emerge from some discussions in the body of the text. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0008-3016-0220 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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