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Título : Utilização de atividades neuropedagógicas com áreas de figuras planas para estudantes com Síndrome de Down : uma proposta com matemática inclusiva no Ensino Fundamental
Autor : MEDEIROS, Jader Tavares de Spindola
Palabras clave : Down, Síndrome de; Geometria plana; Aprendizagem cognitiva – Gravatá (PE); Educação inclusiva – Gravatá (PE); Matemática (Ensino fundamental); Neuropedagogia
Fecha de publicación : 30-jun-2023
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : MEDEIROS, Jader Tavares de Spindola. Utilização de atividades neuropedagógicas com áreas de figuras planas para estudantes com Síndrome de Down: uma proposta com matemática inclusiva no Ensino Fundamental. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Resumen : Nosso trabalho teve como objeto de estudo a prática de ensino dos professores acerca do processo de ensino e de aprendizagem do conteúdo área de figuras planas e apresenta como unidade de observação as atividades neuropedagógicas usadas com crianças down. Para tanto, tomamos como objetivo geral analisar como a utilização da neuropedagogia pode contribuir na prática do professor, elevando a qualidade do processo de ensino e de aprendizagem das áreas de figuras planas, possibilitando ao aluno down a formação de um pensamento significativo. A discussão teórico- conceitual foi subdividida em um estudo sobre a Síndrome de Down, a partir de Mustacchi, Salmona e Mustacchi (2017); e reflexões sobre a educação inclusiva e a geometria plana e os elementos da neurociência que podem estimular o processo de ensino e de aprendizagem da criança down, buscando problematizar a importância de seu uso em harmonia com a pedagogia. A investigação propôs no seu desenho metodológico vivenciar o processo de investigação a partir de uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, desejando provocar uma reflexão mais expressiva sobre o problema em estudo, buscando, assim, compreender a temática, pontuando a importância das atividades neuropedagógicas aplicadas aos alunos down. Quanto aos dados, estes foram coletados e produzidos através da observação e da entrevista coletiva, tendo sido as informações tratadas a partir da análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Nessa direção, a pesquisa nos traz uma nova perspectiva de incluir verdadeiramente o aluno down no processo de aprendizagem no contexto matemático, oportunizando um grande avanço quanto ao protagonismo dos mesmos, desmistificando assim o universo da temática que concerne a área de figuras planas.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52319
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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