Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52335

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSabbatini, Marcelo-
dc.date.accessioned2023-09-20T15:20:31Z-
dc.date.available2023-09-20T15:20:31Z-
dc.date.created2020-08-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52335-
dc.descriptionMaterial da disciplina SF-451 Fundamentos da Educação Departamento de Fundamentos Sociofilosóficos da Educação (www.ufpe.br/dfsfe/) Centro de Educação Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).pt_BR
dc.description.abstractRelação educação e sociedade: contribuição sociológica Nesta aula abordaremos três grandes tendências teóricas que buscam explicar como a Educação contribui para a superação da desigualdade social. Assim, se por um lado as teorias acríticas colocam a escola como ferramenta incontestável de crescimento pessoal e social, as teorias críticas veem nela um mecanismo de reprodução das desigualdades. Na busca por uma educação que seja transformadora, superando os limites das abordagens anteriores, o conhecimento da relação entre educação e sociedade, por parte do professor, será fundamental.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/octet-streampt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofDFSFE, Departamento de Fundamentos Sociofilosóficos da Educação-
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectfundamentos da educação, sociologia da educaçãopt_BR
dc.titleRelação educação e sociedade: contribuição sociológicapt_BR
dc.title.alternativeEducation and society relationship: sociological contributionpt_BR
dc.typeModulo de cursopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.description.abstractxIn this class, we will address three major theoretical trends that seek to explain how Education contributes to overcoming social inequality. Thus, while uncritical theories see the school as an unquestionable tool for personal and social growth, critical theories see it as a mechanism for reproducing inequalities. In the pursuit of transformative education, surpassing the limits of previous approaches, the teacher's understanding of the relationship between education and society will be fundamental.pt_BR
dc.creator.affilliationUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.subjectxeducation, sociology of educationpt_BR
dc.description.programSF 451 - Fundamentos da Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:REA - Módulo de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
relacao-educacao-sociedade.odp495,73 kBOpenDocument PresentationVisualizar/Abrir
relacao-educacao-sociedade.pdf868,89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
saviani_-_a_escola_e_democracia-trecho.pdf411,07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons