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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCOSTA, Marconi Freitas da-
dc.contributor.authorJESUS, Jomilson Queiros de-
dc.date.accessioned2023-09-28T12:37:09Z-
dc.date.available2023-09-28T12:37:09Z-
dc.date.issued2023-05-30-
dc.identifier.citationJESUS, Jomilson Queiros de. Disponibilidade de crédito: o impacto da percepção de valor, da gratidão e da atitude ao endividamento no bem-estar financeiro do consumidor de baixa renda. 2023. Dissertação (Mestrado em Gestão, Inovação e Consumo) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52478-
dc.description.abstractEste estudo visa determinar se a percepção do valor do consumidor em relação ao crédito, a gratidão do consumidor pelo acesso ao crédito e a atitude favorável ao endividamento impactam no bem-estar financeiro do público de baixa renda. Uma amostra de 162 participantes foi acessada e a técnica de modelagem por equações estruturais baseada em covariâncias com estimação pelo método de máxima verossimilhança foi utilizada para a análise dos dados. Os resultados revelaram que a percepção de valor do consumidor em relação ao crédito impacta o bem-estar financeiro do consumidor de baixa renda, a gratidão do consumidor pelo acesso ao crédito e a atitude favorável ao endividamento. No entanto, a gratidão e a atitude favorável ao endividamento não têm efeito sobre o bem-estar financeiro. Este estudo contribui com a literatura ao lançar luz sobre que o consumidor de baixa renda, apesar de ver o crédito como importante, tem uma autopercepção de bem-estar financeiro abaixo do esperado. E isso talvez tenha sido a causa de não haver por partes destes consumidores, um sentimento de gratidão suficientemente forte que fosse capaz de influenciar seu bem-estar. Ademais, o efeito da atitude favorável ao endividamento no bem-estar não foi significativo. E a percepção de valor se mostrou antecedente significativo conforme já apontava estudos anteriores. Implicações gerenciais e teóricas também são discutidas.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEconomia do bem-estarpt_BR
dc.subjectConsumidores de baixa rendapt_BR
dc.subjectValor (Economia)pt_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.subjectGratidão – Caruaru (PE)pt_BR
dc.subjectConsumidores - Atitudespt_BR
dc.titleDisponibilidade de crédito : o impacto da percepção de valor, da gratidão e da atitude ao endividamento no bem-estar financeiro do consumidor de baixa rendapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0463693443550598pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7359522003689133pt_BR
dc.publisher.programPPrograma de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumopt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to determine whether the consumer's perception of value in relation to credit, consumer gratitude for access to credit and a favorable attitude towards debt impact the financial well-being of low-income people. A sample of 162 participants was accessed and the structural equation modeling technique based on covariances estimated by the maximum likelihood method was used for data analysis. The results revealed that the consumer's perception of value in relation to credit impacts the financial well-being of low-income consumers, the consumer's gratitude for access to credit and a favorable attitude towards indebtedness. However, gratitude and a pro-debt attitude do not influence financial well-being. This study contributes to the literature by shedding light on the fact that low-income consumers, despite seeing credit as important, have a self-perception of financial well-being below expectations. And that may have been the reason why these feelings of gratitude were not strong enough to influence his well-being. Furthermore, the effect of the favorable attitude towards debt on well-being was not significant. And the perception of value proved to be a significant antecedent, as already pointed out by previous studies. Managerial and theoretical implications are also discussed.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado – Gestão, Inovação e Consumo

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