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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52478

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Title: Disponibilidade de crédito : o impacto da percepção de valor, da gratidão e da atitude ao endividamento no bem-estar financeiro do consumidor de baixa renda
Authors: JESUS, Jomilson Queiros de
Keywords: Economia do bem-estar; Consumidores de baixa renda; Valor (Economia); Percepção; Gratidão – Caruaru (PE); Consumidores - Atitudes
Issue Date: 30-May-2023
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: JESUS, Jomilson Queiros de. Disponibilidade de crédito: o impacto da percepção de valor, da gratidão e da atitude ao endividamento no bem-estar financeiro do consumidor de baixa renda. 2023. Dissertação (Mestrado em Gestão, Inovação e Consumo) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: Este estudo visa determinar se a percepção do valor do consumidor em relação ao crédito, a gratidão do consumidor pelo acesso ao crédito e a atitude favorável ao endividamento impactam no bem-estar financeiro do público de baixa renda. Uma amostra de 162 participantes foi acessada e a técnica de modelagem por equações estruturais baseada em covariâncias com estimação pelo método de máxima verossimilhança foi utilizada para a análise dos dados. Os resultados revelaram que a percepção de valor do consumidor em relação ao crédito impacta o bem-estar financeiro do consumidor de baixa renda, a gratidão do consumidor pelo acesso ao crédito e a atitude favorável ao endividamento. No entanto, a gratidão e a atitude favorável ao endividamento não têm efeito sobre o bem-estar financeiro. Este estudo contribui com a literatura ao lançar luz sobre que o consumidor de baixa renda, apesar de ver o crédito como importante, tem uma autopercepção de bem-estar financeiro abaixo do esperado. E isso talvez tenha sido a causa de não haver por partes destes consumidores, um sentimento de gratidão suficientemente forte que fosse capaz de influenciar seu bem-estar. Ademais, o efeito da atitude favorável ao endividamento no bem-estar não foi significativo. E a percepção de valor se mostrou antecedente significativo conforme já apontava estudos anteriores. Implicações gerenciais e teóricas também são discutidas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52478
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado – Gestão, Inovação e Consumo

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