Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52482

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVIEIRA, Anco Márcio Tenório-
dc.contributor.authorBARBOSA, Caleb Benjamim Mendes-
dc.date.accessioned2023-09-28T12:54:05Z-
dc.date.available2023-09-28T12:54:05Z-
dc.date.issued2023-08-30-
dc.identifier.citationBARBOSA, Caleb Benjamim Mendes. Uma comédia sobre a tristeza: desgosto, ironia e heresia no romance Glória de Victor Heringer. 2023. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52482-
dc.description.abstractA pesquisa procura demonstrar que em Glória (2012), romance de Victor Heringer, há um duplo procedimento através do qual reconhecemos a possibilidade de apreensão de um mal-estar característico da contemporaneidade, ao mesmo tempo que o expressa não apenas tematicamente, mas sobretudo através de elementos literários formais. Segundo Joel Birman (2012), podemos caracterizar o mal-estar atual como um sentimento de vazio de existir, e que no romance ganha corpo naquilo que o narrador chama de desgosto. Tal mal-estar apresenta-se na narrativa através da articulação formal de um herói crivado pela tragicidade e cuja ação do enredo dialoga com a tradição da comédia. Glória narra a trajetória dos irmãos Alencar Costa e Oliveira – formada por Benjamim, um artista frustrado; Daniel, um burocrata bem sucedido; e Abel, um pastor em ascensão – família cujos integrantes estão fadados a morrerem não de acidente ou doença, mas de desgosto, melancolia aguda e imprevisível que os ronda de geração em geração. Assim, como resultado, percebemos que é pela redimensionalização do herói, cujo mundo não é mais sua medida (LUKACS, 2012), e atravessado pela ironia inventiva que Heringer organiza o desgosto como traço estruturante de seus heróis e com isso não apenas problematiza as supostas panaceias que davam horizonte ao sujeito, mas traz em seu bojo uma reflexão sobre a linguagem do Romance enquanto gênero literário. Por fim, observamos como a ironia heringeriana é a resposta do autor a uma das principais questões teóricas da literatura que atravessou o debate crítico do seculo XX, a crise da representabilidade, a qual Heringer incorpora ao seu modo de expressão através da heresia formal, para refletir ficcionalmente acerca de seu tempo, e sobretudo o fazer artístico de seu tempo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiteratura Contemporâneapt_BR
dc.subjectIroniapt_BR
dc.subjectHeresiapt_BR
dc.subjectRomancept_BR
dc.subjectFormapt_BR
dc.titleUma comédia sobre a tristeza : desgosto, ironia e heresia no romance Glória de Victor Heringerpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9168153463862824pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7057435020772106pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxThe research aims to demonstrate that in "Glória" (2012), a novel by Victor Heringer, there is a dual procedure through which we recognize the possibility of apprehending a characteristic malaise of contemporaneity, while it expresses this not only thematically, but especially through formal literary elements. According to Joel Birman (2012), we can characterize the current malaise as a feeling of emptiness of existence, which in the novel takes shape in what the narrator refers to as "desgosto" (disgust). This malaise is presented in the novel through the formal articulation of a hero marked by tragedy, whose plot action engages with the tradition of comedy. "Glória" narrates the trajectory of the Alencar Costa and Oliveira siblings - comprised of Benjamim, a frustrated artist; Daniel, a successful bureaucrat; and Abel, a rising pastor - a family whose members are fated to die not from accidents or illness, but from "desgosto," an acute and unpredictable melancholy that haunts them from generation to generation. Thus, as a result, it becomes evident that it is through the resizing of the hero, whose world is no longer their measure (LUKACS, 2012), and crossed by inventive irony, that Heringer organizes "desgosto" as a structuring trait of his heroes. With this, he not only problematizes the supposed panaceas that gave horizon to the subject, but also brings into his fold a reflection on the language of the Novel as a literary genre. Finally, we observe how Heringer's irony serves as the author's response to one of the main theoretical questions of literature that crossed the critical debate of the 20th century: the crisis of representability. Heringer incorporates this crisis into his mode of expression through formal heresy to fictionally reflect on his time and, above all, the artistic creation of his time.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Estudos Literários

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Caleb Benjamim Mendes Barbosa.pdf988,7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons