Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52511
Compartilhe esta página
Título: | “Hoje, a arte é este acontecimento” : conceitualismo e prática social em Paulo Bruscky |
Autor(es): | MORAES, Naymme Tatyane Almeida |
Palavras-chave: | Sociologia da arte; Bruscky, Paulo, 1949-; Sociologia pragmática; Relações sociais |
Data do documento: | 1-Ago-2023 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | MORAES, Naymme Tatyane Almeida. “Hoje, a arte é este acontecimento”: conceitualismo e prática social em Paulo Bruscky. 2023. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | A presente pesquisa busca analisar sociologicamente o experimentalismo do trabalho conceitual do artista pernambucano Paulo Bruscky e as relações sociais dele resultantes, que constituíram a base de uma nova forma artística fundamentada em novas preocupações estéticas e inquietações sociais contemporâneas. Interessa-nos com esse estudo aliar às críticas social e política, o questionamento da natureza do objeto artístico, a exploração de materiais e objetos inusitados, além da subversão do suporte. A investigação centra-se na aproximação entre arte e sociedade, desviando o olhar para um novo questionamento do social que encontra, na sociologia da arte, seu método de análise, já que as preocupações dessa disciplina envolvem os artistas, as obras de arte, o público e as suas inter-relações. Para alcançar tal objetivo, apoiamo-nos nas pesquisas de Nathalie Heinich sobre Sociologia Pragmática. Nelas, a ideia de autonomia artística está centrada nas relações entre contexto histórico e condições sociais de regulamento para as normas do meio artístico funcionarem. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52511 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Sociologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Naymme Tatyane Almeida Moraes.pdf | 4,78 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons