Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52523

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCLEMENTE, Thárcylla Rebecca Negreiros-
dc.contributor.authorSANTOS, Everton Ramos dos-
dc.date.accessioned2023-09-29T14:29:28Z-
dc.date.available2023-09-29T14:29:28Z-
dc.date.issued2023-08-31-
dc.identifier.citationSANTOS, Everton Ramos dos. Avaliação diagnóstica da maturidade em gestão da informação em micros, pequenas e médias empresas do APL de confecções do agreste de Pernambuco: aplicação do modelo chroma-shade. 2023. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52523-
dc.description.abstractDiariamente, as organizações precisam gerir uma grande quantidade de dados e informações para que tomem decisões melhores em suas realidades organizacionais. Por isso, ter um processo de tomada de decisão orientado pela informação é essencial para que muitas das dificuldades neste sentido sejam amenizadas. Diante disso, o presente trabalho se propôs inicialmente a avaliar a percepção das empresas do APL de confecções acerca do gerenciamento da informação e a tomada de decisão orientada pela informação. Para isso, os participantes precisaram responder a um questionário com caráter diagnóstico dividido em 9 seções, que abordavam aspectos importantes que compõem um processo de tomada de decisão. Em seguida, foi escolhida uma das empresas que responderam ao questionário para avaliar o seu nível de maturidade em relação a tomada de decisão baseada em informação por meio do modelo CHROMA-SHADE. De modo geral, foi percebido que as organizações ainda não são totalmente adeptas a gestão da informação e precisam evoluir muito neste sentido para garantir que suas decisões sejam mais coerentes com a realidade delas. Além disso, o CHROMA-SHADE indicou que a organização avaliada está em um nível 2 de maturidade (Awareness), ou seja, o nível do conhecimento. Portanto, é esperado que a partir deste trabalho, as empresas do APL de confecções sintam-se incentivadas e motivadas para alcançar maiores níveis de maturidade, fortalecendo o setor, otimizando seu fluxo de informações e destacando-se no mercado.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectConglomerados (Empresas)pt_BR
dc.subjectRoupas - Confecçãopt_BR
dc.subjectPequenas e médias empresaspt_BR
dc.subjectMaturidadept_BR
dc.subjectChroma-Shadept_BR
dc.titleAvaliação diagnóstica da maturidade em gestão da informação em micros, pequenas e médias empresas do APL de confecções do agreste de Pernambuco : aplicação do modelo chroma-shadept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7961569585743463pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6533366910211925pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia de Producao / CAApt_BR
dc.description.abstractxOn a daily basis, organizations need to manage a large amount of data and information so that they can make better decisions in their organizational realities. Therefore, having an information-driven decision-making process is essential so that many of the difficulties in this regard are alleviated. Therefore, the present work initially proposed to evaluate the perception of APL clothing companies about information management and information-oriented decision-making. For this, the participants needed to answer a questionnaire with a diagnostic character divided into 9 sections, which addressed important aspects that make up a decision- making process. Next, one of the companies that answered the questionnaire was chosen to assess their level of maturity in relation to information-based decision making through the CHROMA-Shade model. In general, it was realized that organizations are not yet fully adept at information management and need to evolve a lot in this sense to ensure that their decisions are more consistent with their reality. In addition, CHROMA-SHADE indicated that the evaluated organization is at a level 2 of maturity (Awareness) that is, the level of knowledge. Therefore, it is expected that from this work, the APL companies of clothing feel encouraged and motivated to achieve higher levels of maturity, strengthening the sector, optimizing its flow of information and standing out in the market.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção / CAA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Everton Ramos dos Santos.pdf3,98 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons