Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52540

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorALMEIDA, Fernando Emílio Leite de-
dc.contributor.authorPIMENTEL, Robson Dias-
dc.date.accessioned2023-09-29T17:27:10Z-
dc.date.available2023-09-29T17:27:10Z-
dc.date.issued2023-08-30-
dc.identifier.citationPIMENTEL, Robson Dias. Sistema de equações do 1° grau: uma análise das praxeologias do professor de matemática em conformidade com o livro didático. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52540-
dc.description.abstractEsta dissertação teve como objetivo analisar as conformidades entre as praxeologias encontradas sobre o conteúdo de sistemas de equações do 1° grau com duas incógnitas presente no livro didático das praxeologias utilizadas pelo professor em sala de aula. Assim, esta investigação contou com o aporte teórico da Teoria Antropológica do Didático (TAD) proposta por Chevallard (1991) e colaboradores, por ter como objetos de estudos as praxeologias matemáticas e didáticas. Para análise do livro didático foi utilizado como referência o modelo apresentado por Bittar (2017) baseado em uma investigação sobre trabalhos que tiveram como objetivo a análise sobre livros didáticos. A metodologia se constituiu em uma abordagem qualitativa baseada na análise do livro de didático e no estudo de caso que teve como participante um professor de matemática do 8° ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal da cidade de Cumaru/PE. As análises foram discutidas e apresentadas por meio da identificação das praxeologias presentes no livro didático e na ação didática do professor. Os resultados apontaram que mesmo o professor tendo atuado como um agente regulador da conformidade e demonstrando interesse em está adequado a instituição livro didático, as praxeologias identificadas apresentaram tanto momentos de conformidades quanto de desconformidades. No entanto, apesar de ter optado em seguir um caminho diferente dos métodos de resoluções dos abordados no livro didático, verificou-se que não houve alterações quanto as praxeologias matemáticas e didáticas analisadas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEquação do 1° graupt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectPraxeologiapt_BR
dc.titleSistema de equações do 1° grau : uma análise das praxeologias do professor de matemática em conformidade com o livro didáticopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0942606455278512pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6861562346345184pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation aimed to analyze the conformities between the praxeologies found on the content of systems of 1st degree equations with two unknowns present in the textbook of praxeologies used by the teacher in the classroom. Thus, this investigation relied on the theoretical contribution of the Anthropological Theory of Didactics (TAD) proposed by Chevallard (1991) and collaborators, as its objects of study were mathematical and didactic praxeologies. To analyze the textbook, the model presented by Bittar (2017) was used as a reference, based on an investigation into works that aimed to analyze textbooks. The methodology consisted of a qualitative approach based on the analysis of the textbook and the case study whose participant was a mathematics teacher from the 8th year of elementary school at a municipal public school in the city of Cumaru/PE. The analyzes were discussed and presented through the identification of praxeologies present in the textbook and in the teacher's teaching action. The results showed that even though the teacher acted as a regulatory agent of conformity and demonstrated interest in whether the textbook institution was suitable, the praxeologies identified presented both moments of conformity and non- conformity. However, despite having chosen to follow a different path to the resolution methods covered in the textbook, it was found that there were no changes to the mathematical and didactic praxeologies analyzed.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Robson Dias Pimentel.pdf3,66 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons