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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52540

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Title: Sistema de equações do 1° grau : uma análise das praxeologias do professor de matemática em conformidade com o livro didático
Authors: PIMENTEL, Robson Dias
Keywords: Equação do 1° grau; Livro didático; Praxeologia
Issue Date: 30-Aug-2023
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: PIMENTEL, Robson Dias. Sistema de equações do 1° grau: uma análise das praxeologias do professor de matemática em conformidade com o livro didático. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Esta dissertação teve como objetivo analisar as conformidades entre as praxeologias encontradas sobre o conteúdo de sistemas de equações do 1° grau com duas incógnitas presente no livro didático das praxeologias utilizadas pelo professor em sala de aula. Assim, esta investigação contou com o aporte teórico da Teoria Antropológica do Didático (TAD) proposta por Chevallard (1991) e colaboradores, por ter como objetos de estudos as praxeologias matemáticas e didáticas. Para análise do livro didático foi utilizado como referência o modelo apresentado por Bittar (2017) baseado em uma investigação sobre trabalhos que tiveram como objetivo a análise sobre livros didáticos. A metodologia se constituiu em uma abordagem qualitativa baseada na análise do livro de didático e no estudo de caso que teve como participante um professor de matemática do 8° ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal da cidade de Cumaru/PE. As análises foram discutidas e apresentadas por meio da identificação das praxeologias presentes no livro didático e na ação didática do professor. Os resultados apontaram que mesmo o professor tendo atuado como um agente regulador da conformidade e demonstrando interesse em está adequado a instituição livro didático, as praxeologias identificadas apresentaram tanto momentos de conformidades quanto de desconformidades. No entanto, apesar de ter optado em seguir um caminho diferente dos métodos de resoluções dos abordados no livro didático, verificou-se que não houve alterações quanto as praxeologias matemáticas e didáticas analisadas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52540
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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