Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52541

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorUEJIMA, Angelica Maria Kazue-
dc.contributor.authorSOUZA, Elenilson Severino de-
dc.date.accessioned2023-09-29T19:15:45Z-
dc.date.available2023-09-29T19:15:45Z-
dc.date.issued2023-09-06-
dc.date.submitted2023-09-29-
dc.identifier.citationSOUZA, Elenilson Severino de. Recurso de apoio didático para o ensino de Biologia: guia ilustrado sobre a fauna de equinodermos no litoral de Pernambuco. 2023. 32 p. TCC (Graduação) - Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52541-
dc.description.abstractO significado da palavra “ensino” remete a uma reflexão sobre o que é a ação de ensinar. Ensinar é fazer aflorar o conhecimento em ambientes educacionais, é preparar os alunos para a vida e aprender com eles sobre a vida. Este trabalho apresenta a importância do uso de materiais didáticos no ensino de Ciências na educação básica, mostrando que os conteúdos de Ciências atualmente são vistos de forma fragmentada ou negligenciada nos livros didáticos. Em relação as metodologias utilizadas no processo de ensino-aprendizagem são observadas algumas mudanças da abordagem tradicional, mas ainda carrega na sua essência as raízes de um sistema de ensino no qual o aluno é um sujeito passivo. Assim, os guias práticos surgem como um instrumento de apoio ao professor, pois quando aliadas a estratégias didáticas podem ajudar nesse processo. Nesse sentido, objetivamos nesse trabalho construir um guia sobre a fauna de equinodermos para a costa pernambucana com uma linguagem facilitada para atender a todos os níveis de conhecimento sobre os equinodermos e poder levar às inspirações e potencialidades dos alunos, expandindo novos horizontes sobre a Zoologia e, consequentemente, os equinodermos. Foram selecionados trabalhos de descrição de espécies e taxonômicos, mas sem um recorte específico, pois a quantidade de materiais publicados sobre esse assunto é pequeno. As plataformas científicas utilizadas foram: Google Academico, SciELO, Portal do CAPES e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. O guia foi organizado por classes e suas respectivas espécies. As fotografias foram realizadas com matériais das coleções zoológicas da Universidade Federal de Pernambuco e da Universidade Federal da Paraíba. O materal produzido apresenta linguagem acessível e está acompanhado por inúmeras fotos o que contribuirá na educomunicação sobre importante parcela da biodiversidade costeira do Estado de Pernambuco.pt_BR
dc.format.extent32 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectguia ilustradopt_BR
dc.subjectdidáticopt_BR
dc.subjectfaunapt_BR
dc.titleRecurso de apoio didático para o ensino de Biologia: guia ilustrado sobre a fauna de equinodermos no litoral de Pernambucopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coTAVARES, Yara Aparecida Garcia-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9807656366612555pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4686915406026283pt_BR
dc.description.abstractxThe meaning of the word “teaching” refers to a reflection on what the action of teaching is. Teaching is bringing out knowledge in educational environments, preparing students for life and learning about life from them. This work presents the importance of using teaching materials in teaching science in basic education, showing that science content is currently seen in a fragmented or neglected way in textbooks. In relation to the methodologies used in the teaching-learning process, some changes to the traditional approach are observed, but it still carries in its essence the roots of an education system in which the student is a passive subject. Thus, practical guidelines emerge as a support instrument for teachers, as when combined with teaching strategies they can help in this process. In this sense, in this work we aim to build a guide on the echinoderm fauna for the coast of Pernambuco with an easy language to meet all levels of knowledge about echinoderms and be able to lead to students' inspiration and potential, expanding new horizons about zoology and, consequently, the echinoderms. Species description and taxonomic works were selected, but without a specific focus, as the amount of published material on this subject is small. The scientific platforms used were: Google Scholar, SciELO, CAPES Portal and Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations. The guide was organized by classes and their respective species. The photographs were taken with materials from the zoological collections of the Federal University of Pernambuco and the Federal University of Paraíba. The material produced presents accessible language and is accompanied by numerous photos that contribute to education and communication about the important part of coastal biodiversity in the State of Pernambuco.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/3178953616298297pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Elenilson Severino de Souza (1).pdf703,25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons