Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52562

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBRAZ, Márcia Ivo-
dc.contributor.authorSILVA, Raysa Rayane Araújo da-
dc.date.accessioned2023-10-02T18:43:21Z-
dc.date.available2023-10-02T18:43:21Z-
dc.date.issued2023-09-19-
dc.date.submitted2023-09-28-
dc.identifier.citationSILVA, Raysa Rayane Araújo da. A importância do bibliotecário na normalização de trabalhos acadêmicos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Biblioteconomia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52562-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo apresentar a importância do papel do profissional bibliotecário na orientação dos estudantes com a normalização de seus trabalhos acadêmicos. Explicar a importância da normalização em perspectiva com a divulgação científica, elencando as principais normas aplicadas à documentação, discutindo a atuação do bibliotecário frente à normalização, além de identificar e analisar os melhores métodos de ensino-aprendizagem que os bibliotecários oferecem e as ferramentas utilizadas no momento da normalização de trabalhos acadêmicos. Trata-se de uma pesquisa descritiva e de natureza qualiquantitativa. Realizou-se uma análise de conteúdo de um questionário aplicado e respondido por 18 bibliotecários que atuam nas bibliotecas da cidade do Recife, a saber: escolar, universitária, pública e especializada, para detectar e analisar os melhores métodos de ensino aprendizagem oferecidos por eles no momento que ensinam os estudantes a utilizarem as normas corretamente. Ao fim da pesquisa, percebeu-se a importância do bibliotecário como o profissional adequado e especializado para auxiliar os estudantes universitários a sanar dúvidas e questionamentos sobre o tema de normalização de trabalhos acadêmicos. Assim, o método mais citado pelos bibliotecários e visto como o mais eficiente, foi as aulas práticas realizadas em oficinas e treinamentos com os estudantes, justamente porque permite que os estudantes pratiquem e realmente utilizem as normas na hora de formatar seus trabalhos.pt_BR
dc.format.extent59p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectNormalização documentáriapt_BR
dc.subjectNormalização de trabalhos acadêmicospt_BR
dc.subjectTrabalhos acadêmicospt_BR
dc.subjectMétodos de ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectBibliotecários e Normalizaçãopt_BR
dc.titleA importância do bibliotecário na normalização de trabalhos acadêmicospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8904627186733800pt_BR
dc.description.abstractxThe aim of this paper is to present the importance of the librarian's role in guiding students through the standardization of their academic work. It explains the importance of standardization in relation to scientific dissemination, listing the main standards applied to documentation, discussing the librarian's role in relation to standardization, as well as identifying and analyzing the best teaching-learning methods offered by librarians and the tools used when standardizing academic work. This is a descriptive, qualitative-quantitative study. A content analysis was carried out on a questionnaire applied and answered by 18 librarians who work in libraries in the city of Recife, namely school, university, public and specialized libraries, in order to detect and analyze the best teaching-learning methods they offer when teaching students how to use the standards correctly. At the end of the research, we realized the importance of librarians as the appropriate and specialized professionals to help university students resolve doubts and questions on the subject of standardizing academic work. Thus, the method most cited by librarians and seen as the most efficient was practical classes held in workshops and training sessions with students, precisely because it allows students to practice and actually use the standards when formatting their work.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DCI) - Departamento de Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Biblioteconomia – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Biblioteconomia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Raysa Rayane Araújo da Silva.pdf3,19 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons