Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52562

Compartilhe esta página

Título: A importância do bibliotecário na normalização de trabalhos acadêmicos
Autor(es): SILVA, Raysa Rayane Araújo da
Palavras-chave: Normalização documentária; Normalização de trabalhos acadêmicos; Trabalhos acadêmicos; Métodos de ensino-aprendizagem; Bibliotecários e Normalização
Data do documento: 19-Set-2023
Citação: SILVA, Raysa Rayane Araújo da. A importância do bibliotecário na normalização de trabalhos acadêmicos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Biblioteconomia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo apresentar a importância do papel do profissional bibliotecário na orientação dos estudantes com a normalização de seus trabalhos acadêmicos. Explicar a importância da normalização em perspectiva com a divulgação científica, elencando as principais normas aplicadas à documentação, discutindo a atuação do bibliotecário frente à normalização, além de identificar e analisar os melhores métodos de ensino-aprendizagem que os bibliotecários oferecem e as ferramentas utilizadas no momento da normalização de trabalhos acadêmicos. Trata-se de uma pesquisa descritiva e de natureza qualiquantitativa. Realizou-se uma análise de conteúdo de um questionário aplicado e respondido por 18 bibliotecários que atuam nas bibliotecas da cidade do Recife, a saber: escolar, universitária, pública e especializada, para detectar e analisar os melhores métodos de ensino aprendizagem oferecidos por eles no momento que ensinam os estudantes a utilizarem as normas corretamente. Ao fim da pesquisa, percebeu-se a importância do bibliotecário como o profissional adequado e especializado para auxiliar os estudantes universitários a sanar dúvidas e questionamentos sobre o tema de normalização de trabalhos acadêmicos. Assim, o método mais citado pelos bibliotecários e visto como o mais eficiente, foi as aulas práticas realizadas em oficinas e treinamentos com os estudantes, justamente porque permite que os estudantes pratiquem e realmente utilizem as normas na hora de formatar seus trabalhos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52562
Aparece nas coleções:TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Raysa Rayane Araújo da Silva.pdf3,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons