Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52572

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Maria das Graças e-
dc.contributor.authorCORDEIRO, Mikaelle Gondim-
dc.date.accessioned2023-10-02T22:59:28Z-
dc.date.available2023-10-02T22:59:28Z-
dc.date.issued2023-06-27-
dc.identifier.citationCORDEIRO, Mikaelle Gondim. A regulamentação das Unidades de Proteção da Natureza do Recife: limites e contradições da relação sustentabilidade ambiental e social. 2023. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52572-
dc.description.abstractAs Unidades de Conservação da Natureza são espaços territoriais e seus recursos naturais, com características naturais relevantes, são instituídos pelo poder público, com objetivos de conservação e definição de limites adequados à sua proteção. Essas áreas naturais foram historicamente ocupadas por populações que se estabeleceram nesses territórios para os fins de moradia. Tal processo foi estabelecido em decorrência de desigualdades socioterritoriais no acesso à terra urbana no Recife, vindo a impulsionar a ocupação das áreas ambientalmente frágeis e carentes de infraestrutura pelos trabalhadores pauperizados. Essa realidade vem desafiando continuamente a gestão ambiental das UCNs, e necessitam ser consideradas, em sua totalidade e complexidade, no processo de elaboração dos seu Planos de manejo, principalmente em uma conjuntura marcada pela crise do capital e seus rebatimentos no aprofundamento da questão ambiental e da questão social. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico e documental que se estruturou em três capítulos. O primeiro buscou traçar um caminho teórico-histórico por meio de aproximações aos fundamentos que permeiam a separação entre o campo e a cidade e suas implicações na formação urbano-industrial do Recife. O segundo capítulo voltou-se para o processo de criação das Unidades de Conservação do Recife e os limites e contradições da gestão ambiental dessas áreas mediante crescente demanda por ocupação desses territórios. No terceiro capítulo, buscou-se analisar a atuação do órgão gestor municipal no processo de elaboração dos planos de manejos das UCNs, identificando os recursos e estratégias estatais frente às necessidades socioambientais do território. Para isso, foi feita a análise dos planos de manejo nos quais foram identificadas limitações Esta dissertação tem como objetivo analisar a ação do Estado na regulamentação das Unidades de Conservação da Natureza do Recife (UCN) frente às demandas por ocupações desses territórios, durante os anos de 2018 a 2022, ocasião em que foi iniciado o processo de elaboração dos Planos de Manejo das UCNs do Recife.nas proposições voltadas para a gestão dessas áreas no que tange ao atendimento das necessidades sociais das populações residentes. Foram analisados, também, matérias jornalísticas e informativos dos movimentos sociais nos quais foram proferidas denúncias sobre o processo de Revisão do Plano Diretor do Recife, de modo a expor o favorecimento da expansão da especulação imobiliária nos territórios, afetando, assim, a proteção das UCNs e a segurança habitacional dos assentamentos populares ali localizados. Portanto, a atuação do Estado na regulação das Unidades de Conservação da Natureza, sob a influência dos interesses dos setores hegemônicos produtores do espaço, repousa na contradição entre o controle rígido e a flexibilidade da norma na condução da gestão ambiental desses territórios. Nesse processo, se faz necessário garantir a participação social por meio da instituição de conselhos gestores das UCNs, como mecanismo para a formulação de estratégias voltadas ao enfretamento das desigualdades sociais que constituem essas áreas, e assim favorecer a autonomia dos grupos sociais envolvidos e o justo acesso aos bens fundamentais para plena satisfação de suas necessidades materiais e simbólicas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstado e Planejamento urbano e socialpt_BR
dc.subjectDesigualdades sociais - Brasilpt_BR
dc.subjectConservação ambientalpt_BR
dc.titleA regulamentação das Unidades de Proteção da Natureza do Recife : limites e contradições da relação sustentabilidade ambiental e socialpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0847023520184459pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1370572660294004pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Servico Socialpt_BR
dc.description.abstractxThe Nature Conservation Units are territorial spaces and their natural resources, with relevant natural characteristics, are instituted by the government, with conservation objectives and definition of adequate limits for their protection. These natural areas were historically occupied by populations who settled in these territories for housing purposes. This process was established as a result of socio-territorial inequalities in access to urban land in Recife, boosting the occupation of environmentally fragile areas and lack of infrastructure by impoverished workers. This reality has been continuously challenging the environmental management of the UCNs, and they need to be considered, in their totality and complexity, in the process of elaboration of their Management Plans, especially in a situation marked by the crisis of capital and its repercussions in the deepening of the environmental issue and the social issue. This is a bibliographic and documentary research that was structured in three chapters. The first sought to trace a theoretical-historical path through approximations to the foundations that permeate the separation between the countryside and the city and its implications in the urban- industrial formation of Recife. The second chapter focused on the process of creation of the Conservation Units of Recife and the limits and contradictions of the environmental management of these areas through growing demand for occupation of these territories, In the third chapter, we sought to analyze the performance of the municipal management body in the process of preparing the management plans of the UCNs, identifying the resources and state strategies in the face of the socio-environmental needs of the territory. For this, the analysis of the management plans in which limitations were identified This dissertation aims to analyze the action of the State in the regulation of the Nature Conservation Units of Recife (UCN) in the face of the demands for occupations of these territories, during the years 2018 to 2022, when the process of elaboration of the Management Plans of the UCNs of Recife was initiated.in the propositions aimed at the management of these areas with regard to meeting the social needs of the resident populations. We also analyzed journalistic and informative articles of the social movements in which complaints were made about the process of Revision of the Master Plan of Recife, in order to expose the favoring of the expansion of real estate speculation in the territories, thus affecting the protection of the UCNs and the housing security of the popular settlements located there. Therefore, the State's role in the regulation of Nature Conservation Units, under the influence of the interests of the hegemonic sectors that produce space, rests on the contradiction between the rigid control and the flexibility of the norm in the conduct of the environmental management of these territories. In this process, it is necessary to ensure social participation through the establishment of management councils of the UCNs, as a mechanism for the formulation of strategies aimed at addressing the social inequalities that constitute these areas, and thus favor the autonomy of the social groups involved and the fair access to fundamental goods for the full satisfaction of their material and symbolic needs.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Mikaelle Gondim Cordeiro.pdf1,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons