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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52592

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Título: Redução no consumo de gás natural de uma estufa de secagem utilizando o Problem Solving: estudo de caso em uma indústria montadora de automóveis
Autor(es): OLIVEIRA NETO, Jocemar José Costa de
Palavras-chave: Eficiência energética; Sustentabilidade; Problem solving
Data do documento: 11-Set-2023
Citação: OLIVEIRA NETO, Jocemar José Costa de. Redução no consumo de gás natural de uma estufa de secagem utilizando o Problem Solving.: estudo de caso em uma indústria montadora de automóveis.. 2023. 44 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Departamento de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O avanço da tecnologia e da atividade humana resultou em um aumento desenfreado no consumo de recursos naturais e nas emissões de poluentes, causando efeitos catastróficos na atmosfera, nos ecossistemas e na sociedade. As emissões provenientes da queima de combustíveis representam cerca de 76% de todas as emissões de gases de efeito estufa no Brasil nos setores de energia e processos industriais. No processo de pintura de automóveis, por exemplo, estima-se em 48% a 60% do consumo de energia necessária para a montagem de um automóvel e é o principal causador da liberação de compostos orgânicos voláteis (VOCs), presentes nos solventes da tinta, material particulado, e de gases poluentes como SOx, NOx, CO2 e CO, decorrentes da combustão nos fornos, estufas de secagem e caldeiras. Diante deste contexto, o objetivo deste trabalho foi estudar ações mais assertivas e eficientes para reduzir o consumo de Gás Natural e, consequentemente, reduzir o desperdício de energia e os impactos ambientais associados à etapa de pintura. Para isso, a metodologia Problem Solving foi utilizada, tendo como resultado uma redução de 40% no uso de gás natural do forno da cataforese, diminuindo o consumo em aproximadamente 21,9 mil N.m³ por semana.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52592
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Mecânica

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