Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52608
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | RIBEIRO, Ernani Nunes | - |
dc.contributor.author | BERNARDINO, Bruno João dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-04T19:27:34Z | - |
dc.date.available | 2023-10-04T19:27:34Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-26 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-02 | - |
dc.identifier.citation | BERNARDINO, Bruno Joao dos Santos. Retratos sociológicos autoetnográficos de um estudante de Ciências Biológicas: desafios, resistências e ressignificações a luz da teoria bourdieusiana. 2023. 87 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52608 | - |
dc.description.abstract | O trabalho aqui apresentado se trata de um estudo autoetnográfico, a partir da terceira pessoa o autor buscou compreender a partir da teoria bourdieusiana os desafios, resistência e ressignificações de um estudante de ciências biológicas. Como citado, esse trabalho tem como fundamentação teórica a teoria social de Pierre Bourdieu, especificamente o seu livro “Escritos de Educação”, onde ele traz argumentações sobre o capital cultural como fator de maior relevância no êxito escolar. Enquanto metodologia, a autoetnografia a partir da história de vida e o trabalho tem uma abordagem qualitativa. O método de coleta foi feito a partir de uma entrevista semiestruturada. Ao fim da gravação foi feita uma transcrição do material (apêndice B). Como resultado obtivemos um auto retrato sociológico do autor, onde ele conta toda a sua trajetória de vida, sua e de sua mãe. Ao lermos a sua história, conseguimos perceber que ele é alguém que venceu algumas estatísticas, e que seguia sentido contra corrente. Esse despertar dele pela educação só aconteceu a partir das influências de sua professora, que coloca nele a vontade de fazer uma graduação. A partir de sua história de vida foram feitos alguns apontamentos e reflexões sobre como ele é uma exceção em todo esse processo. Ao fim, concluímos que Bruno é alguém que a educação com certeza foi um fator transformador em sua vida, mas que a educação se fez presente na forma de professores, que o inspirou e o guia até os momentos atuais de sua vida. | pt_BR |
dc.format.extent | 87 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Autoetnografia | pt_BR |
dc.subject | Pierre Bourdieu | pt_BR |
dc.title | Retratos sociológicos autoetnográficos de um estudante de Ciências Biológicas: desafios, resistências e ressignificações a luz da teoria bourdieusiana | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1461881223347127 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5828186266951171 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The work presented here is an autoethnographic study, from the third person the author sought to understand, from Bourdieusian theory, the challenges, resistance and resignifications of a student of biological sciences. As mentioned, this work has as its theoretical foundation the social theory of Pierre Bourdieu, specifically his book “Writings of Education”, where he brings arguments about cultural capital as the most relevant factor in academic success. As a methodology, autoethnography based on the history of life and work has a qualitative approach. The collection method was based on a semi-structured interview. At the end of the recording, a transcription of the material was made (appendix B). As a result we obtained a sociological self-portrait of the author, where he tells his entire life trajectory, his and his mother's. When we read his story, we can see that he is someone who beat some statistics, and who went against the grain. His awakening to education only happened through the influence of his teacher, who made it his mission to complete a degree. From his life story, some notes and reflections were made about how he is an exception in this entire process. In the end, we conclude that Bruno is someone whose education was certainly a transformative factor in his life, but that education was present in the form of teachers, who inspired and guided him until the current moments of his life. - | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Bruno João dos Santos Bernardino.pdf | 688,94 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons