Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52608
Comparte esta pagina
Título : | Retratos sociológicos autoetnográficos de um estudante de Ciências Biológicas: desafios, resistências e ressignificações a luz da teoria bourdieusiana |
Autor : | BERNARDINO, Bruno João dos Santos |
Palabras clave : | Educação; Autoetnografia; Pierre Bourdieu |
Fecha de publicación : | 26-sep-2023 |
Citación : | BERNARDINO, Bruno Joao dos Santos. Retratos sociológicos autoetnográficos de um estudante de Ciências Biológicas: desafios, resistências e ressignificações a luz da teoria bourdieusiana. 2023. 87 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023. |
Resumen : | O trabalho aqui apresentado se trata de um estudo autoetnográfico, a partir da terceira pessoa o autor buscou compreender a partir da teoria bourdieusiana os desafios, resistência e ressignificações de um estudante de ciências biológicas. Como citado, esse trabalho tem como fundamentação teórica a teoria social de Pierre Bourdieu, especificamente o seu livro “Escritos de Educação”, onde ele traz argumentações sobre o capital cultural como fator de maior relevância no êxito escolar. Enquanto metodologia, a autoetnografia a partir da história de vida e o trabalho tem uma abordagem qualitativa. O método de coleta foi feito a partir de uma entrevista semiestruturada. Ao fim da gravação foi feita uma transcrição do material (apêndice B). Como resultado obtivemos um auto retrato sociológico do autor, onde ele conta toda a sua trajetória de vida, sua e de sua mãe. Ao lermos a sua história, conseguimos perceber que ele é alguém que venceu algumas estatísticas, e que seguia sentido contra corrente. Esse despertar dele pela educação só aconteceu a partir das influências de sua professora, que coloca nele a vontade de fazer uma graduação. A partir de sua história de vida foram feitos alguns apontamentos e reflexões sobre como ele é uma exceção em todo esse processo. Ao fim, concluímos que Bruno é alguém que a educação com certeza foi um fator transformador em sua vida, mas que a educação se fez presente na forma de professores, que o inspirou e o guia até os momentos atuais de sua vida. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52608 |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Bruno João dos Santos Bernardino.pdf | 688,94 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons