Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52609

Compartilhe esta página

Título: Ressignificação identitária da Biblioteca Escolar Leitura Viva: um estudo de caso
Autor(es): LIMA, Brendda Pierre Alves de
Palavras-chave: Biblioteca Escolar; Mediação Cultural; Biblioteca Leitura Viva; Gestão organizacional; Ressignificação do espaço
Data do documento: 19-Set-2023
Citação: LIMA, Brendda Pierre Alves de. Ressignificação identitária da Biblioteca Escolar Leitura Viva: um estudo de caso. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Biblioteconomia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Este trabalho tem como tema a biblioteca escolar. O objeto de estudo foi a Biblioteca Leitura Viva que atende público infantil, infanto juvenil e coordenações pedagógicas, que faz parte do Colégio Apoio, em Recife, e teve sua inauguração em 1995. O objetivo principal deste trabalho é demonstrar como ocorre a ressignificação física e ideológica de uma biblioteca escolar. A metodologia utilizada para alcançar os objetivos foi a pesquisa-ação, acompanhada de pesquisa bibliográfica e estudo de caso. A pesquisa bibliográfica utilizou referencial teórico que trata dos temas biblioteca escolar, mediação cultural e gestão de bibliotecas. A pesquisa descreveu o processo de reestruturação da biblioteca e utilizou, também, como ferramenta de pesquisa entrevistas com funcionários e alunos que frequentam a biblioteca. Os resultados da pesquisa apontam que houve uma ressignificação a partir do momento que a biblioteca se reinsere no ambiente escolar propondo atividades inovadoras de mediação cultural a fim de evidenciar para toda comunidade escolar que a biblioteca escolar é um setor fundamental no ambiente escolar em que está inserida. A pesquisa busca visualizar e exemplificar como ocorreu o processo de gestão organizacional para a sua ressignificação, a começar por sua reestruturação ideológica, ao incluir políticas gerais para uso da biblioteca e políticas particulares a serem adotadas para o melhor funcionamento interno.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52609
Aparece nas coleções:TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - BRENDDA PIERRE ALVES DE LIMA.pdf1,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons