Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52609
Compartilhe esta página
Título: | Ressignificação identitária da Biblioteca Escolar Leitura Viva: um estudo de caso |
Autor(es): | LIMA, Brendda Pierre Alves de |
Palavras-chave: | Biblioteca Escolar; Mediação Cultural; Biblioteca Leitura Viva; Gestão organizacional; Ressignificação do espaço |
Data do documento: | 19-Set-2023 |
Citação: | LIMA, Brendda Pierre Alves de. Ressignificação identitária da Biblioteca Escolar Leitura Viva: um estudo de caso. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Biblioteconomia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Este trabalho tem como tema a biblioteca escolar. O objeto de estudo foi a Biblioteca Leitura Viva que atende público infantil, infanto juvenil e coordenações pedagógicas, que faz parte do Colégio Apoio, em Recife, e teve sua inauguração em 1995. O objetivo principal deste trabalho é demonstrar como ocorre a ressignificação física e ideológica de uma biblioteca escolar. A metodologia utilizada para alcançar os objetivos foi a pesquisa-ação, acompanhada de pesquisa bibliográfica e estudo de caso. A pesquisa bibliográfica utilizou referencial teórico que trata dos temas biblioteca escolar, mediação cultural e gestão de bibliotecas. A pesquisa descreveu o processo de reestruturação da biblioteca e utilizou, também, como ferramenta de pesquisa entrevistas com funcionários e alunos que frequentam a biblioteca. Os resultados da pesquisa apontam que houve uma ressignificação a partir do momento que a biblioteca se reinsere no ambiente escolar propondo atividades inovadoras de mediação cultural a fim de evidenciar para toda comunidade escolar que a biblioteca escolar é um setor fundamental no ambiente escolar em que está inserida. A pesquisa busca visualizar e exemplificar como ocorreu o processo de gestão organizacional para a sua ressignificação, a começar por sua reestruturação ideológica, ao incluir políticas gerais para uso da biblioteca e políticas particulares a serem adotadas para o melhor funcionamento interno. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52609 |
Aparece nas coleções: | TCC - Biblioteconomia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - BRENDDA PIERRE ALVES DE LIMA.pdf | 1,39 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons