Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52611

Compartilhe esta página

Título: Modelo multicritério para realocação de servidores públicos : o caso de uma instituição de ensino superior
Autor(es): OLIVEIRA, Claudiane Fernandes de
Palavras-chave: Servidores públicos; Pessoal - Transferência; Processo decisório por critério múltiplo; Sistemas de suporte de decisão – Caruaru (PE); Ordenação (Computadores) – Caruaru (PE); Realocação
Data do documento: 23-Ago-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: OLIVEIRA, Claudiane Fernandes de. Modelo multicritério para realocação de servidores públicos: o caso de uma instituição de ensino superior. 2023. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: A alocação ou realocação de pessoas em diferentes contextos apresenta complexidades, uma vez que envolve considerações sobre a disponibilidade de pessoal, diversos objetivos e critérios, bem como as particularidades das atividades a serem desempenhadas. Diante desse desafio, esta pesquisa visa aplicar um modelo de decisão multicritério para facilitar a tomada de decisão em um problema de realocação de servidores entre setores de uma instituição pública federal. Isso tem como propósito aprimorar a qualidade dos serviços oferecidos e a satisfação dos servidores. Enquanto alguns setores sofrem com a escassez de pessoal, outros servidores estão insatisfeitos com suas ocupações atuais. Considerando o impacto positivo de uma alocação adequada no desempenho organizacional, utiliza-se um modelo de apoio à decisão para realocar servidores entre setores. O problema é caracterizado como multicritério, envolvendo diversas alternativas, critérios e objetivos conflitantes. É realizado um levantamento das necessidades dos setores e servidores, definidos critérios de avaliação e utilizado o método FITradeoff de ordenação, um método flexível e interativo que permite ao decisor uma tomada de decisões eficiente e rápida. O processo decisório foi dividido em três etapas: ordenação dos setores, priorizando aqueles essenciais para a atividade de ensino; ordenação dos servidores com base no resultado da primeira etapa; e alocação final dos servidores aos setores de acordo com os resultados anteriores. Esse processo alcançou sucesso ao suprir os setores com falta de servidores e atender aos desejos dos servidores em relação à mudança de setor.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52611
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção / CAA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Claudiane Fernandes de Oliveira.pdf1,81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons