Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52634

Share on

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMARTINS, Marcelo Machado-
dc.contributor.authorSILVA, Lucas Melo Ferreira-
dc.date.accessioned2023-10-05T15:37:42Z-
dc.date.available2023-10-05T15:37:42Z-
dc.date.issued2023-08-11-
dc.date.submitted2023-09-28-
dc.identifier.citationSILVA, Lucas Melo Ferreira. Algoritmo é para pensar: um estudo sobre a indução dos indivíduos nas práticas de consumo. 2023. 115 f. TCC (Graduação) - Curso de Comunicação Social, Caa-Nd) - Núcleo de Design e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52634-
dc.description.abstractNo presente trabalho, buscamos compreender as consequências diretas e indiretas no comportamento dos indivíduos de uma sociedade de massa, na qual o consumo é figurado e construído por algoritmos. A pesquisa, que teve como problema orientador o seguinte enunciado: como os algoritmos de uma rede social digital direcionam o usuário para determinado conteúdo sobre um bem, produto ou serviço, limitando suas opções escolhas?; partiu do estudo teórico bibliográfico referente à sociedade de consumo moderna, da sociedade em rede, algoritmos e marketing digital, para traçar/verificar uma origem deste “consumo algorítmico”, e como ele pôde interferir nas práticas sociais dos indivíduos, bem como nas formas de interação das empresas com seus consumidores. Para tanto, debruçamo nos sobre as raízes teóricas das discussões acerca da inteligência artificial e do regime de informação, procurando sempre, dentro de um panorama histórico e contemporâneo, vieses para compreender suas aplicações e potencialidades. Os resultados da pesquisa revelam que de fato os algoritmos moldam as vidas de todos nós, sobretudo no contexto da Internet ou da Era dos Dados, e que nossa sociedade, tal como se configura hoje, ruma a uma nova fase da existência humana, na qual os dados dos indivíduos são moeda de troca e a filosofia criada pela emergente importância do big data torna-se cada vez mais relevante.pt_BR
dc.format.extent114p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSociedade em redept_BR
dc.subjectSociedade de consumopt_BR
dc.subjectAlgoritmospt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectBig datapt_BR
dc.titleAlgoritmo é para pensar: um estudo sobre a indução dos indivíduos nas práticas de consumo.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9072875837252836pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9084914012461108pt_BR
dc.description.abstractxIn this study, we sought to understand the direct and indirect consequences on the behavior of individuals in a mass society in which consumption is figured and constructed by algorithms. The research, whose guiding problem was the following statement: how do the algorithms of a digital social network direct users to certain content about a good, product or service, limiting their choices?; began with a theoretical study of the literature on modern consumer society, the network society, algorithms and digital marketing, in order to trace/verify the origins of this "algorithmic consumption", and how it has been able to interfere in the social practices of individuals, as well as in the ways in which companies interact with their consumers. To do this, we looked at the theoretical roots of the discussions about artificial intelligence and the information regime, always seeking, within a historical and contemporary panorama, biases to understand their applications and potential. The results of the research show that algorithms do indeed shape the lives of all of us, especially in the context of the Internet or the Data Age, and that our society, as it is configured today, is heading towards a new phase of human existence, in which individuals' data is a bargaining chip and the philosophy created by the emerging importance of big data is becoming increasingly relevant.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Appears in Collections:(CAA-ND): TCC - Comunicação Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - LUCAS MELO FERREIRA SILVA.pdf1,27 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons