Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52646

Compartilhe esta página

Título: Eu vi o mundo… ele começava no Recife : a obra pictórica de Cícero Dias como fonte de informação para a construção identitária e memorial de Recife
Autor(es): SILVA, César Waltonyer de Araújo
Palavras-chave: Documento iconográfico; Fonte informacional; Memória; Identidade; Modernismo pernambucano
Data do documento: 19-Set-2023
Citação: SILVA, César Waltonyer de Araújo. Eu vi o mundo…ele começava no Recife : a obra pictórica de Cícero Dias como fonte de informação para a construção identitária e memorial de Recife. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Biblioteconomia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Cícero dos Santos Dias, nascido em 1907, em Escada, Pernambuco, emerge como um dos artistas brasileiros mais significativos do século XX, cujas raízes se aprofundam na cultura e paisagem de sua cidade natal e vão de encontro à Recife, a grande paixão do pintor. Sua obra, "Eu Vi o Mundo... Ele Começava no Recife", realizada entre 1926 e 1929, é reconhecida como uma representação simbólica do Recife, onde a cidade é delineada não somente como um local físico, mas também como um ponto de partida para a compreensão da identidade brasileira. Diante da profundidade contida na obra do pintor, surge a seguinte questão norteadora da pesquisa: Como a obra de Cícero Dias "Eu Vi o Mundo... Ele Começava no Recife" pode ser considerada fonte de informação para a construção identitária e memorial do Recife? Essa investigação traz a obra pictórica como documento iconográfico e informacional, pois reconhece a arte como um veículo de memória e identidade. A arte e cultura têm papéis cruciais na construção da identidade comunitária, e é papel dos profissionais da Biblioteconomia conservar e promover essa identidade por meio de seus acervos e atividades. Sendo assim, o objetivo da pesquisa é analisar como a obra de Cícero Dias contribui para a formação identitária e memorial do Recife. O estudo que aqui se apresenta é norteado por um rigor metodológico em busca de analisar e compreender o processo de construção identitária e memorial recifense, evidenciado por meio da obra pictórica de Dias. Essa investigação reconhece o valor intrínseco da revisão bibliográfica sistemática como uma ferramenta potente para a extração de conteúdos indispensáveis ao entendimento do referido tema. O cerne do estudo é a conexão histórica entre a CI e a arte, sobretudo as imagens pictóricas; por isso, o processo de análise da obra se dará por meio do método iconográfico de Erwin Panofsky. Com os resultados obtidos, podemos perceber a intersecção entre a Ciência da Informação e a arte, particularmente no contexto das obras pictóricas como fontes informacionais, revelando-se de profunda relevância teórica e prática. Conforme discutido ao longo da pesquisa, conseguimos entender, então, que a obra Eu Vi o Mundo... Ele Começava no Recife não representa apenas um retrato do Recife na década de 1920, mas também pode ser considerado um documento informacional cultural, político e social da época.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52646
Aparece nas coleções:TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - César Waltonyer de Araújo Silva.pdf.pdf5,64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons